Partes de carros são transformadas em peças de decoração
Em parceria com a Renault, Maurício Arruda mostra que é possível criar obras de design exclusivas – e refinadas – com materiais que acabariam no lixo
Seja a decoração industrial, contemporânea, vintage ou clássica, sempre há espaço para encaixar no projeto uma peça criada com a reutilização de materiais. A preocupação em encontrar soluções sustentáveis para a arquitetura e para o design está cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais – e no trabalho de Maurício Arruda não é diferente. “Mais do que custo, durabilidade e beleza, um dos critérios mais importantes no desenvolvimento de algo é a sua história, se há impacto social e humano”, explica o arquiteto.
Após uma década de atuação na arquitetura, Maurício se tornou um profissional multiplataforma. Recentemente, acrescentou à sua trajetória o design de produto e, a partir deste ano, soma a experiência de apresentador de TV, comandando o programa Decora, sucesso do canal GNT. A convite da Renault, ele criou uma série de mais de dez objetos de decoração para compor o projeto Garagem de Estar Renault, que está exposto nas diversas cidades do Brasil por onde CASACOR tem passado.
O desafio estava em utilizar peças de automóveis que foram descartadas na fábrica. A Estante Macacos me Mordam, por exemplo, é montada com dois macacos automotivos, um em cada extremidade, capazes de suportar uma prateleira de madeira maciça de até 2 metros de comprimento. Já o Hanger Verde Seguro foi criado com tiras de cintos de segurança, que são presas por parafusos nas laterais de vasos plásticos pretos, e funciona muito bem para quem quer ter uma horta no apartamento ou deseja cultivar espécies de trepadeiras.
“O que viraria lixo pode ser uma matéria não prima perfeita para fazer design”, afirma o profissional, que, junto de seus sócios do escritório Todos, também transformou volantes, calotas, bancos e lanternas de carros em verdadeiros objetos de decoração. É o caso da Mesa Calooootas, composta por quatro calotas coloridas, do Cabideiro Volante, no qual dois volantes comportam ganchos de latão para pendurar roupas e bolsas, e do Abajur Diamante, cuja cúpula é feita com os logotipos da Renault que, normalmente, são aplicados apenas nos automóveis.
A proposta se adapta perfeitamente aos objetivos da marca de incentivar ações ligadas ao design e à inovação. Esses direcionamentos se refletem ainda na criação de seus próprios produtos, como é o caso da picape Duster Oroch, carro oficial de CASACOR em 2016 que inovou ao criar um novo segmento no mercado automobilístico. “Dar um novo significado a peças e visualizar design entre tanto material que a princípio seria descartado é um desafio e uma delícia ao mesmo tempo”, reforça Maurício.