PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Partes de carros são transformadas em peças de decoração

Em parceria com a Renault, Maurício Arruda mostra que é possível criar obras de design exclusivas – e refinadas – com materiais que acabariam no lixo

Por Abril Branded Content
Atualizado em 15 abr 2024, 10h32 - Publicado em 24 nov 2016, 14h42
 (/)
Continua após publicidade
Partes de carros são transformadas em peças de decoração

Seja a decoração industrial, contemporânea, vintage ou clássica, sempre há espaço para encaixar no projeto uma peça criada com a reutilização de materiais. A preocupação em encontrar soluções sustentáveis para a arquitetura e para o design está cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais – e no trabalho de Maurício Arruda não é diferente. “Mais do que custo, durabilidade e beleza, um dos critérios mais importantes no desenvolvimento de algo é a sua história, se há impacto social e humano”, explica o arquiteto.

Após uma década de atuação na arquitetura, Maurício se tornou um profissional multiplataforma. Recentemente, acrescentou à sua trajetória o design de produto e, a partir deste ano, soma a experiência de apresentador de TV, comandando o programa Decora, sucesso do canal GNT. A convite da Renault, ele criou uma série de mais de dez objetos de decoração para compor o projeto Garagem de Estar Renault, que está exposto nas diversas cidades do Brasil por onde CASACOR tem passado.

O desafio estava em utilizar peças de automóveis que foram descartadas na fábrica. A Estante Macacos me Mordam, por exemplo, é montada com dois macacos automotivos, um em cada extremidade, capazes de suportar uma prateleira de madeira maciça de até 2 metros de comprimento. Já o Hanger Verde Seguro foi criado com tiras de cintos de segurança, que são presas por parafusos nas laterais de vasos plásticos pretos, e funciona muito bem para quem quer ter uma horta no apartamento ou deseja cultivar espécies de trepadeiras.

Peças Mauricio Arruda
Continua após a publicidade

“O que viraria lixo pode ser uma matéria não prima perfeita para fazer design”, afirma o profissional, que, junto de seus sócios do escritório Todos, também transformou volantes, calotas, bancos e lanternas de carros em verdadeiros objetos de decoração. É o caso da Mesa Calooootas, composta por quatro calotas coloridas, do Cabideiro Volante, no qual dois volantes comportam ganchos de latão para pendurar roupas e bolsas, e do Abajur Diamante, cuja cúpula é feita com os logotipos da Renault que, normalmente, são aplicados apenas nos automóveis.

A proposta se adapta perfeitamente aos objetivos da marca de incentivar ações ligadas ao design e à inovação. Esses direcionamentos se refletem ainda na criação de seus próprios produtos, como é o caso da picape Duster Oroch, carro oficial de CASACOR em 2016 que inovou ao criar um novo segmento no mercado automobilístico. “Dar um novo significado a peças e visualizar design entre tanto material que a princípio seria descartado é um desafio e uma delícia ao mesmo tempo”, reforça Maurício.

Peças Mauricio Arruda
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.