O que as cores das paredes da sua casa dizem sobre você
A psicologia das cores, aliada a análise dos tons usados nas paredes de casa, pode dizer muito sobre a personalidade do morador
A decoração da casa pode revelar muito sobre a personalidade do morador – tanto que, para alguns, a maneira de decorar dos signos do zodíaco combina perfeitamente com seu jeito de ser. Não surpreende, portanto, que a tinta escolhida para colorir as paredes também possua algum significado.
Confira abaixo o que a cor do décor diz sobre você, de acordo com a psicologia das cores e Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em entrevista para o Real Simple.
Amarelo
A luminosidade das cores pode ser energizante, estimulando desde conversas animadas até o apetite. É o caso do amarelo, um tom otimista que tem um efeito de alegria instantânea em qualquer ambiente. Só é preciso tomar cuidado para que, assim como acontece com vermelho e outros tons mais fortes, ele não se torne exagerado e domine o espaço.
Vermelho
Intenso, o vermelho é o tom da paixão até mesmo no décor. Escolhê-lo revela a coragem do morador em assumir seus sentimentos pessoais e ousar, desde em sua vida até no estilo da casa!
Laranja
Similar aos outros tons quentes, o laranja atrai o olhar de maneira positiva, sempre passando uma sensação animadora. É a cor das pessoas amigáveis e convidativas – seja no sentido de chamar amigos para irem à sua casa ou acolhê-los em sua vida. Entram nesse balaio variantes do tom, como o pêssego!
Verde
Muitas vezes a relação que possuímos com as cores é inspirada na natureza. É assim quando associamos o verde à calmaria – a cor tranquiliza sem percebermos pela referência às florestas e campos abertos. Quem procura o tom em casa distância o lar de qualquer rotina caótica que aconteça fora de suas próprias paredes e valoriza o tempo que passa só, em silêncio.
Azul
A atração pelos azuis tem muito a ver com a associação à natureza, assim como o verde. A imensidão do céu, replicada nas paredes, resulta em tranquilidade. O morador que escolhe azuis claros considera seu lar um oásis de calmaria entre a rotina caótica e pode ser introvertido, apreciando momentos solitários relaxando na banheira ou lendo um bom livro.
Tons de joias
Rubi, esmeralda, safira, ametista e topázio trazem glamour instantâneo ao lar e são tendências previstas para 2017. Os tons naturais de joias são elegantes e apontam para a personalidade confiante, extrovertida e criativa de quem os coloca na parede!
Marrom
A escolha do marrom como elemento principal da paleta de cores é rara, provando que quem o faz consegue entender as qualidades do que costuma ser deixado de lado. A cor é rica, característica da madeira, e aquece o espaço com muito conforto. Isso se reflete na personalidade do morador, companheiro e com uma ligação com o clássico e a natureza.
Cinza
O cinza é o novo neutro! Cheio de possibilidades, seus subtons podem causar sensações variadas dependendo da hora do dia e como a luz natural incide sob a tinta. Porém, no geral, ele é elegante e contemporâneo, assim como a pessoa que o escolhe.
Branco
Quem escolhe branco – e outros neutros – costuma ser prático. A neutralidade, afinal, também funciona como trunfo: não é necessário repintar as paredes para mudar a cara do ambiente, só apostar em acessórios diferentes!
Leia também: as melhores cores para pintar cada ambiente da casa
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!