O armário transformou este apartamento antigo
Móvel de carvalho multiúso separa ambientes sociais e de convívio no imóvel em Barcelona
Construída no século 19, esta morada em Barcelona ostenta belos mosaicos no piso e um forro de gesso adornado. A força da decoração, porém, está no longo armário de carvalho, projetado para o imóvel pelo escritório Built Architecture.
A peça de marcenaria corta boa parte da planta em formato de V. Assim cria uma fronteira entre as áreas de convívio – salas de jantar, cozinha e lounge – e espaços íntimos, como quartos e banheiros. O móvel muda de função: de acordo com o ambiente, abriga estantes de livros, uma cama dobrável, roupas e utensílios de cozinha.
Os arquitetos deixaram um espaço vazio entre o armário e o teto. Essa decisão permite que a luz natural dos outros ambientes alcance o centro da planta. Ter o móvel mais baixo também garante uma escala agradável – os moradores não se sentem tão pequenos no apartamento com pé-direito alto.
O mosaico do piso recebeu uma moldura de parquet, criada com o mesmo tipo de carvalho da marcenaria. A ideia é lembrar tapetes coloridos montados no pavimento, explicaram os arquitetos ao site inglês Dezeen.