Na Suécia, antigo cinema é transformado em apartamentos de luxo
Em Estocolmo, um dos primeiros cinemas da cidade foi transformado em uma série de flats neutros com inspiração escandinava
Preservar e usar o layout e as características existentes ao mesmo tempo em que adicionar estruturas refinadas e um restaurante: essa era a missão da designer Monica Förster e do arquiteto Andres Martin-Löf, responsáveis por transformar um dos primeiros cinemas de Estocolmo, na Suécia, em apartamentos de luxo.
Assinado pelo arquiteto Björk Hedva em 1932, o prédio agora conta com apartamentos – intitulados State Apartments XS – pequenos com cozinha, sala e jantar integrados e um dormitório com escritório.
No décor, a inspiração escandinava se destaca, com mobiliário em madeira e uma paleta neutra que evoca o conforto, valoriza a vista e tira proveito da luz natural abundante. Ainda, cada flat conta com uma abertura tipo jardim de inverno que permite que os moradores cultivem jardins.
“Ficar em sintonia com o legado do cinema e coloca-lo em um contexto contemporâneo tem sido um desafio. Nós queríamos criar um ambiente harmonioso que tivesse detalhes de alta qualidade e materiais alinhados com o princípio do funcionalismo”, Monica contou ao Designboom, que publicou o projeto.
Confira mais imagens abaixo:
–