Milão 2016: criamos um belo roteiro para você desbravar o Fuori Salone
São centenas de eventos paralelos e, por isso, vale a pena montar uma agenda. Aqui estão nossas indicações
Muita gente acredita que o melhor da Semana de Design de Milão acontece fora dos domínios do Salão do Móvel. E não foi à toa que essa crença se espalhou: além de passear entre uma atração e outra, nas ruas você consegue sentir de perto a pulsação da cidade e incluir os eventos de arte no roteiro. Então, calce sapatos confortáveis e aproveite nossas dicas para desbravar a capital mundial do design como um habitué.
TOP 5: o que é realmente imperdível
Via Durini, 14
De 12 a 17 de abril, das 9h30 às 21h.
A marca comemora 50 anos com o documentário B&B Italia – A poesia na forma. Quando o design encontra a indústria. O sofá Richard (foto), de Antonio Citterio, representa essa relação.
Via Savona, 56
De 12 a 16 de abril, das 10h às 21h; e, dia 17 de abril, das 10h às 17h.
“Todos somos diferentes, mas alguns são mais do que outros.” A frase de Marcel Wanders, diretor de criação, dá a pista do que a empresa prepara. O galpão de 1,7 mil m2 será um salão de baile repleto de novidades. Na foto, vê-se o pendente Heracleum Endless.
Via Deverio, 7
De 12 a 17 de abril, das 10h às 22h,
Instalada mais uma vez no Chiostri Dell’Umanitaria, a fabricante lança o sofá (foto) e a poltrona Kabà, criações do designer búlgaro Elia Nedkov.
Via Matteo Bandello, 14-16
De 12 a 17 de abril, das 9h às 20h.
Entre as 50 obras de designers de diversas partes do mundo, destaque para a mesa de bilhar Mexican American (foto), da dupla Hillside Out.
Via Tortona, 27
De 12 a 16 de abril, das 10h às 21h.
O evento englobou as ações do Superstudio Più, dando origem a uma série de acontecimentos. O Temporary Museum for New Design, por exemplo, discute o futuro do design.
DUOMO E MONTENAPOLEONE
No coração da cidade, a região que inclui pontos turísticos como a Catedral do Duomo, a Galeria Vittorio Emanuele II e o Teatro alla Scala reúne também endereços essenciais para quem ama design.
Via Manzoni, 14-16
De 12 a 16 de abril, das 10h às 20h; e, dia 17 de abril, das 11h às 19h.
Expõe uma série de relógios assinados por um time de feras e lançados recentemente. O norte- americano Daniel Libeskind concebeu o Time Maze, os belgas do Studio Job, o Comtoise, a australiana Abi Alice, o Infinity Clock, e o italiano Giulio Iacchetti, o Ora In e o Ora Out. Já o italiano Mario Trimarchi desenhou o La Stanza dello Scirocco — embora o nome da peça evoque as casas de campo da Sicília, seu visual fragmentado é supermoderno.
Corso Venezia, 14
De 12 a 17 de abril, das 10h30 às 20h.
A grife de interiores do estilista Giorgio Armani está em novo endereço, no local que por anos abrigou o showroom da DePadova. Palco da nova coleção, o espaço recebe o móvel-bar Club, em edição limitada de 50 peças numeradas e assinadas pelo estilista. Confeccionado artesanalmente, ele une a madeira à base de latão e traz o toque inusitado do tecido com estampa bucólica, que lembra o mar com suas ondas nas portas.
Via Senato, 2 De 12 a 17 de abril, das 10h às 22h.
Requisitados por diversas marcas neste ano, os belgas Job Smeet e Nynke Tynagel, do Studio Job, propõem um surpreendente mosaico de pastilhas de estilo neogótico. Chamado de Perished Blue, o modelo é inspirado em esqueletos de animais, que realizam uma dança macabra. A dupla assina também os padrões Silhouette Turquoise, Industry Amber e Festoon. Já a iraniana India Mahdavi criou uma linha de ladrilhos.
Via Festa del Perdono, 7
De 12 a 17 de abril, das 10h às 24h.
Pelo segundo ano consecutivo, o Brazil S/A ocupa a Università degli Studi di Milano. Nesta edição, o evento, que tem por objetivo fomentar o design brasileiro, abraça o tema Brasilidade para Todos e mostra como a produção material, em nosso país, transita do artesanal à alta tecnologia. A lista de expositores agrupa cerca de 40 profissionais, entre os quais Alê Jordão, Andrea Bandoni, Andrea Macruz, Arthur Casas, Bruno Faucz, Claudia Spina, Carol Gay, Daniela Busarello e Jader Almeida.
Corso Matteotti, 1A
De 12 a 16 de abril, das 10h às 20h; e, dia 17 de abril, das 11h às 20h.
O arlequim que aparece nos quadros pintados por Piero Fornasetti no final dos anos 1930 acaba de ganhar novas formas pelas mãos do filho do artista, Barnaba Fornasetti: o designer decorou a superfície de um aparador com a famosa figura. Ideal para armazenar louças, o móvel possui três prateleiras internas.
Via della Spiga, 7
De 12 a 17 de abril, das 10h às 21h.
Especializada na produção artesanal de mobiliário e objetos, apresenta uma coleção com foco nos materiais pouco convencionais. Desenhada por Massimo Castagna, a nova proposta destaca madeiras fósseis como o Stone Oak e o Stone Elm, utilizadas numa edição limitada de dez aparadores.
INTERNI
Via Festa del Perdono, 7
De 11 a 14 de abril, das 10h às 24h; e, de 18 a 24 de abril, das 10h às 22h.
A revista Interni, que praticamente inventou o Fuori Salone nos anos 1990, quando criou o guia dos eventos paralelos ao Salão do Móvel, confirma sua influência por meio da mostra Interni Open Borders. Para ela, o arquiteto Marco Ferreri idealizou a Casetta del Viandante (casinha do viajante), com apenas 9 m2, baseada na tecnologia digital e totalmente sustentável. Outros três projetos, desenvolvidos por Michele De Lucchi, Stefano Giovannoni e Denis Santachiara, farão parte da exposição. Nas já tão aguardadas instalações no pátio da universidade, aparecem nomes como Piero Lissoni, Paolo Bellardi, Stefano Boeri, Patricia Urquiola, Naoyuki Shirakawa e Noriko Tsuiki.
Corso Venezia, 29
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
A empresa italiana, que sempre priorizou a sobriedade no traço e nos tons, parte para uma aposta mais ousada. Como o nome já denuncia, a coleção Shine adota os toques de brilho como mote, mas sem perder a elegância. Assim nasceu o aparador Eliot, concebido pelo veterano Andrea Parisio, diretor de criação da marca: no interior, a peça exibe acabamento dourado e, na parte externa, a superfície é coberta por um sofisticado tom terracota.
Via Durini, 24
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
Detentor das marcas Natuzzi Italia, Natuzzi Re-Vive e Natuzzi Editions, o conglomerado prega a harmonia entre o objeto e o ser humano em sua mais recente coleção. Totalmente sintonizado com a proposta, o sofá Herman, desenhado pelo Studio Memo, esbanja conforto e se transforma numa deliciosa chaise-longue. Outra novidade é a linha Leggero de mesas e cadeiras, projetada por Victor Vasilev, que valoriza o uso da madeira associada a um design elegante.
Via Durini, 1
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
Colaborador da marca há anos e autor de peças pra lá de elegantes, o francês Jean-Marie Massaud assina a coleção Lloyd, composta de estante e aparador. Nas peças, finas hastes de madeira garantem o visual geométrico e o jogo de luz e sombra, que acaba por ressaltar os objetos ali expostos. As novidades estarão num espaço inovador assinado por Michele De Lucchi: as paredes móveis desenharão diferentes panos de fundo para os lançamentos.
Via Durini, 15
De 12 a 17 de abril, das 10h às 21h.
Após comemorar 90 anos, a empresa continua fiel a sua proposta de materializar o desenho contemporâneo e o primor no acabamento. Desta vez, o diretor de criação, Piero Lissoni, une seu talento ao da dupla GamFratesi, formada pela arquiteta dinamarquesa Stine Gam e pelo colega italiano Enrico Fratesi. Os dois apresentam a cadeira Voyage, feita de madeira e couro, que remete a criações dos anos 1950. No showroom, os armários tecnicamente perfeitos seguem como protagonistas.
Via Alessandro Manzoni, 11
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
“Quando Zaha Hadid desenhou a primeira peça para nós, ninguém a conhecia”, lembra William Sawaya, designer e um dos sócios da grife, que soma mais de 30 anos. Depois que ficou mundialmente famosa, a arquiteta iraquiana não abandonou seus incentivadores e, neste ano, divide a cena com o dinamarquês Bjarke Ingels, do escritório BIG (Bjarke Ingels Group) que, à frente de um time com mais de 80 pessoas, faz sua estreia na marca.
BRERA E GARIBALDI
A região é considerada o novo centro da metrópole, onde se concentram galerias de arte, ateliês de design, edifícios de arquitetura moderna, sem falar nos inúmeros bares, restaurantes e cafés. Ou seja, diversão garantida a qualquer hora.
ALESSANDRO MENDINI E ARDUINO CANTAFORA
Via Solferino, 44
De 12 a 15 de abril, das 11h às 20h; e, dias 16 e 17 de abril, das 13h às 19h.
Na galeria Antonio Colombo Arte Contemporanea, a mostra Cose, Case, Città (Coisas, Casas, Cidades) reúne dois dos maiores arquitetos milaneses. Serão expostos quadros de Cantafora enquanto, de Mendini, protótipos e objetos.
Bastioni di Porta Nuova, 9
De 12 a 17 de abril, das 10h às 22h.
O sueco Johan Lindsten, inspirado pelas quatro estações do ano, lança a série de cadeiras Embroidery, que une madeira e tapeçaria.
Via Solferino, 22
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
O curador de design Giulio Cappellini e o diretor de criação da marca, Alfonso Arosio, propõem um espaço culinário mais funcional acoplando a mesa à bancada.
Corso Como, 10
De 12 a 17 de abril, das 10h30 às 21h; e, de 18 de abril a 1º de maio, das 10h30 às 19h30.
A marca Gufram é tema da mostra Gufram on the Rocks – 50 Years of Design Against the Tide (50 Anos de Design Remando Contra a Maré). A poltrona de Alessandro Mendini estará lá.
Via Giuseppe Sacchi, 5
De 12 a 17 de abril, das 10h às 21h.
O premiado designer catarinense leva para Milão a mostra Good News From Brazil. Entre os destaques está a namoradeira Dora.
Corso Garibaldi, 77
De 12 a 15 de abril, das 10h às 13h e das 14h30 às 19h.
Exposta no ano passado, a cadeira Milà, de Jaime Hayón, volta ao evento para ser oficialmente comercializada. Sobre as outras novidades, a marca faz mistério, mas a irreverência característica da grife deve marcar presença.
Via Pietro Maroncelli, 7
De 13 a 17 de abril, das 10 às 21h.
O designer brasileiro, falecido em 2014, terá espaço exclusivo na Il Milione Galery. A representante LinBrasil levará 16 peças relevantes assinadas pelo mestre.
LAMBRATE, TORTONA E OUTRAS REGIÕES
O antigo distrito industrial de Lambrate virou sinônimo de design. Já a zona Tortona, faz anos, abriga os mais badalados eventos do Fuori Salone. E, é claro, há sempre algo novo para descobrir por toda a cidade.
Via Melzo, 7
De 12 a 17 de abril, das 10h15 às 19h30.
Space & Interiors (Brera/Porta Nuova) Piazza Lina Bo Bardi, 1
Dia 12 de abril, das 16h às 21h30; de 13 a 15 de abril, das 12h às 21h30; e, dia 16 de abril, das 12h às 20h30
A marca ocupa dois espaços no badalado circuito Fuori Salone. O primeiro, em seu showroom, conta com uma instalação inteiramente dedicada às linhas de papel de parede desenvolvidas para a série Armani/Casa Exclusive Wallcoverings. Já no charmoso Space & Interiors, no bairro de Porta Nuova, o novo point milanês, os protagonistas serão os revestimentos de sua própria coleção, a J&V Italian Design.
MILANO SPACE MAKERS
Maarten Baas
Via Savona, 33
De 12 a 17 abril, das 10h às 22h
Marcel Wanders
Via Savona, 43
De 12 a 17 abril, das 10h às 22h Pelo segundo ano, o projeto concentra seus eventos no bairro Tortona, apresentando propostas visionárias e experimentais assinadas por nomes de peso como Maarten Baas – que traz a sua New! Now! Here!, uma instalação em que os limites do design serão levados, literalmente, ao limite. O designer holandês Marcel Wanders, em colaboração com a Cybex (que produz carrinhos , cadeirinhas e acessórios para bebês), lançará uma linha infantil bem lúdica, divertida, colorida e, sobretudo, elegante.
RIO+DESIGN
Via Tortona, 31
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h.
Zanini de Zanine levará à Itália a poltrona de madeira e couro Nanda – uma homenagem à mãe, Fernanda –, entre outras criações. Já o designer carioca Guto Indio da Costa revelará a sua primeira linha de estofados, batizada Planos. As peças da coleção têm estrutura metálica, que parece flutuar, e oferecem uma nova percepção de leveza e redução de volume, além de inovar na forma de produzir estofados: forradas de couro, as chapas metálicas têm bordas aparentes, finalizadas com cadarços, também de couro, trançados a mão.
Viale Alemagna, 24
De 2 de abril a 12 de setembro, das 10h30 às 20h30
Ingressos: 15 euros.
Depois de 20 anos, a Triennale volta a apresentar uma grande exposição internacional, intitulada 21st Century. Design After Design. O evento segue um rico programa de mostras, festivais e palestras que se realizam em várias partes da cidade, como a Fabbrica del Vapore, o Pirelli HangarBicocca, o Museu Leonardo da Vinci e a Villa Reale di Monza. O evento não pretende mostrar visões futuristas, mas tentar decodificar o novo milênio e explorar as transformações do design.
Via Ventura, 15
De 12 a 17 de abril, das 10h às 20h; e, dia 19 de abril, das 10h às 18h.
Nesta edição, profissionais de 29 nacionalidades interpretam o tema Design From All Over the World. Da Noruega, vem a mostra Structure, contendo protótipos, objetos, mobiliário, tecidos e outros itens inspirados na cultura nórdica. Outra novidade de 2016 é o retorno de Robert Bronwasser, que apresenta o projeto Home, no qual cria, em primeiro lugar, todo o mobiliário, para só depois planejar as medidas e as formas dos ambientes.