Loft de 35 m² com decoração urbana e versátil
O projeto, feito em um apê alugado, aposta em cores sóbrias e soluções versáteis para que possa ser adaptado em outro espaço caso o morador se mude
O projeto deste loft de 35 metros quadrados tem um ar cosmopolita e contemporâneo. Para isso, o arquiteto Leandro Neves apostou em tons marcantes como preto e cinza na maior parte dos ambientes.
Como o espaço é enxuto, a integração dos ambientes era necessária, eles são a extensão um do outro. Porém, são setorizados e com funções bem definidas. A cozinha, composta por três módulos, dá continuidade ao living por meio dos móveis criados pelo escritório Studio Leandro Neves.
A maior parte do mobiliário é volátil e pode ser usado em nova disposição. “Tudo ali pode ser desmontado e readaptado em novas formas. Ao invés de massa e tinta, as paredes recebem chapas de cimento parafusadas”, diz o arquiteto. A ideia é que, mesmo em um apartamento alugado, seja possível investir em um projeto que expresse a personalidade do morador.
A mesa redonda, usada para fazer as refeições, otimiza a circulação e permite que novas cadeiras sejam alocadas ali, quando necessário. “A forma arredondada quebra um pouco do linear que predomina no loft”, explica Leantro. A iluminação é dramática, tem uma pegada teatral e deixa a sala com um ar intimista.
A área íntima é separada da comum por uma serralheria preta. A leveza do vidro em contraponto com a força do ferro dá ainda mais personalidade ao projeto, sem sobrecarregá-lo.
O quarto segue o estilo urbano e abusa da paleta de cores sóbrias e escuras, com predominância de preto, cinza e azul marinho.
O banheiro é separado por vidraças caneladas, assim, preserva-se a intimidade aproveitando a iluminação da suíte. Outra solução encontrada pelo profissional foi usar uma cama baixa: o colchão fica sobre blocos de concreto.