Jardim para descansar, receber e colocar a leitura em dia
O muro de ripas de madeira e plantas viçosas transformaram os fundos do imóvel num gostoso espaço de descanso.
Transformar os fundos do imóvel, em São Paulo, num jardim contemporâneo para acolher os amigos e colocar a leitura em dia era o sonho da fotógrafa Vera Abujamra Vasto, que mora com o marido e os dois flhos. Ao encomendar o projeto de paisagismo a Andréa Camasmie, a proprietária fez um pedido especial. “Ela queria criar uma separação entre a casa e a edícula, onde funciona a lavanderia, com a possibilidade de fechar a passagem entre as áreas quando preciso”, conta a paisagista. A solução foi fixar no local painéis ripados de cumaru, que deixam livre um espaço de 1 m de largura. O isolamento, necessário em dias de festa, é conquistado com dois grandes vasos, apoia- dos em pratos com rodízios para facilitar o transporte. Espécies vistosas e uma trepadeira florida completam este charmoso cenário, mantido com podas regulares para conservar o visual sempre limpo e bem cuidado.
Distribuição harmônica de plantas garante ordem e beleza ao quintal
De folhas largas, a ave-do-paraíso (Strelitzia augusta) (1) requer podas de limpeza, intervenção também recomendada para a unha-de-gato (Ficus pumila) (2). Em vasos, a camedórea (Chamaedorea elegans) (3) aceita áreas sombreadas, diferentemente da castanheira-do-maranhão (Bombacopsis glabra) (4), que pede Sol pleno. Originária da China, a trepadeira jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) (5) – muito usada em pórticos, cercas e pilares – tem crescimento moderado e flores de perfume suave, que aparecem no outono, no inverno e na primavera. A manutenção do espaço exige adubação a cada quatro meses e pulverizações mensais para afastar as pragas.
Dicas da especialista
Formada em comunicação visual, Andréa Camasmie se especializou em paisagismo. Com 17 anos de experiência, adora dar destaque a áreas antes pouco valorizadas.
Foto da andrea
Um jardim pode ficar charmoso sem flores?
Claro. Basta escolher as espécies com atenção para brincar com as texturas e a diversidade de tons das folhas. É importante também organizá-las pensando no efeito que deseja obter.
De que forma?
Plantas de folhas largas são ótimas para esconder paredes e vão bem em canteiros rentes ao muro. A unha-de-gato também pode ser usada para esse fm, trazendo uma sensação de aconchego. Costumo indicar trepadeiras de pequena folhagem para treliças ou caramanchões, pois conferem leveza.