Instalação de flores flutuantes exalta a beleza dos ciclos da vida
A instalação da artista Rebecca Louise Law mostra como todos os ciclos da vida possuem beleza, mesmo a morte, através de flores e suas mudanças com o tempo
Mais de 8.000 flores de vários tipos, formatos e cores flutuando ao seu redor: esse é o cenário que compõe “A Beleza da Decadência”, primeira instalação solo da artista Rebecca Louise Law em São Francisco, Estados Unidos. Presas individualmente por fios de cobre, elas permanecem penduradas em um salão da Galeria Chandran enquanto terminam de desabrochar, envelhecem , morrem e ressecam.
Ao longo da exposição, que começou dia 08 de julho e vai até 04 agosto, as transformações traduzem o conceito idealizado pela artista: a beleza dos ciclos da vida, levando até a decadência poética na morte. Até o cheiro pungente das flores padecendo faz parte, precedente ao momento em que elas se tornam uma obra completamente diferente da que formavam no início.
A intenção dos trabalhos de Rebecca Louise é incitar o pensamento dos visitantes, levando-os a reavaliar o valor dos bens materiais ao longo do tempo. Entre os gêneros florais desta instalação, ela usa e abusa de Dálias e Gérberas: a primeira, a flor oficial de São Francisco; a segunda, uma homenagem ao passado hippie da cidade.
Ao fim da exibição, a galeria devolverá as flores secas à artista para serem reaproveitadas em outras obras.