Herzog & de Meuron planejam residencial cilíndrico na Suécia
O escritório foi convidado para dar novas caras a uma área em Estocolmo caracterizada por gasômetros antigos abandonados
Abandonados pela indústria, antigos gasômetros serão transformados em um complexo de uso misto em Estocolmo, na Suécia.
Planejado pelo Herzog & de Meuron, o Gasklockan é o primeiro projeto do escritório no país e incluirá a demolição de uma das estruturas para a construção de um prédio residencial cilíndrico de 90 metros de altura.
O objetivo é que o novo edifício tenha uso contínuo, integrando espaços comerciais, culturais e um parque assinado por LOLA Landscape Architects e Piet Oudolf, responsável pelo High Line em Nova York.
“A paisagem de Gasklockan será principalmente para seus residentes e visitantes, mas também o mais aberto e convidativo o possível para os moradores dos bairros vizinhos. Deve ser um destino popular em um domingo à tarde”, contam os profissionais do LOLA.
À frente do residencial, um jardim contará com um banco de 88 metros e repetirá as formas redondas dos gasômetros e do novo prédio.
“O principal esforço do projeto é criar um ambiente natural acessível e atraente em todas as estações – o design paisagístico como um convite à natureza. A paisagem procura promover a consciência do povo sobre o valor da natureza”, completam.
VEJA TAMBÉM: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina