Esta película ecológica vai substituir o seu ar-condicionado
A invenção de dois cientistas promete substituir o aparelho tradicional de forma mais sustentável e barata
Dois cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, encontraram uma alternativa para se refrescar quando as temperaturas estiverem muito altas. Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película que poderá substituir o ar-condicionado tradicional. A vantagem da invenção é que ela funciona sem usar energia elétrica ou gases para refrigeração e tem mesma eficiência dos aparelhos que usamos hoje (que são associados ao aquecimento global).
A descoberta foi publicada recentemente pela revista Science e se mostra uma solução mais barata e sustentável para refrescar os ambientes. Quando a película é colocada sobre o telhado de uma casa, a luz solar é refletida por ela, impedindo que a casa seja aquecida e fazendo com que o calor seja liberado. O plástico utilizado é conhecido como polimetilpenteno e a composição ainda usa pequenas pedras de vidro. A película também conta com um revestimento prata no lado que fica voltado para o interior da casa.
As lâminas têm uma espessura de 0,05 milímetros e podem ser acopladas aos telhados de construções, gerando um poder de refrigeração de 93 watts por metro quadrado em caso de incidência solar, de acordo com a revista The Economist. À noite, o efeito seria mais potente. De acordo com os cientistas, cerca de 20 metros quadrados da película seriam suficientes para manter uma casa em uma temperatura de 20°C em um dia em que os termômetros cheguem aos 37°C.
Tanta tecnologia, no entanto, não vai demandar muito gasto: ainda de acordo com o The Economist, o material deverá ter um custo de produção de cerca de 50 centavos de dólar por metro quadrado.