Esta casa recebe água da chuva toda vez que alguém entra nela
Quando alguém ocupa uma das cadeiras de balanço que ficam sob a cabana, sensores acionam um sistema que derruba água da estrutura em formato de nuvem
Esta construção, projetada e nomeada “Cloud House” (Casa Nuvem) pelo artista Matthew Mazzotta, fica em uma fazenda em Springfield, Missouri, EUA. A estrutura da casa é de madeira recuperada e duas extremidades são completamente abertas.
Um elemento em forma de nuvem feito em resina fica sobre o telhado revestido de metal apoiado por um tubo. Quando uma pessoa senta em uma das duas cadeiras de balanço que ficam sob o abrigo, sensores de pressão no chão são acionam bombas que transportam água de um tanque de armazenamento subterrâneo até a nuvem que libera o líquido através de pequenos buracos para simular a chuva.
Quem está no interior da “cabana” pode ouvir o som agradável da chuva caindo sobre o telhado de metal e ver a água entrar por entre as frestas da estrutura umedecendo as plantas que crescem nas soleiras.
O telhado tem calhas escondidas que recolhem a água da chuva real e enviam para o reservatório que fica em baixo da casa. O sistema recicla a água constantemente, mas, em períodos longos de seca, quando o tanque não for reabastecido, também não cairá água da nuvem artificial.
Mazzotta é um artista americano e graduado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e ganhou reconhecimento por suas instalações cinéticas caprichosas.
Veja o vídeo mostrando como a Cloud House funciona:
Fonte: Dezeen