PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Eero Arnio: mostra em Helsinque resgata obra do arquiteto finlandês

Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o criador da poltrona Tomato

Por Texto: Liège Copstein
Atualizado em 24 Maio 2022, 21h51 - Publicado em 20 jun 2016, 19h26
DesignmuseumFinland_EeroAarnio_110416_2_photoByPaavoLehtonen

A mostra Eero Aarnio – Designer of Color and Joy reúne móveis, luminárias e uma infinidade de objetos criados pelo célebre (e audacioso) arquiteto finlandês desde os anos 1950, quando elegeu as cores saturadas, os sintéticos e as formas orgânicas como a marca pessoal. A poltrona vermelha Tomato, a verde Pastille, a P&B Ball e a cadeira amarela Polaris estão lá. “O verdadeiro teste do tempo no design é se as ideias espertas de décadas atrás continuam conosco até hoje. O melhor exemplo é a roda”, diz, brincando. “É uma invenção que nunca envelhece e não há como torná-la melhor do que é.” Assim como a sua obra. Até 25 de setembro no Design Museum, de Helsinki.

1.O que é realmente essencial em design, e o que não resiste ao teste do tempo?

Afinal, o que as pessoas desejam ter? O verdadeiro teste do tempo para o design é observar se as ideias espertas de décadas ou séculos atrás continuam conosco na atualidade. O melhor exemplo disso é a roda; é uma ideia que nunca envelhece e não há o que ainda melhorar nela. Pessoas são diferentes umas das outras, assim como suas casas. Não existe um conjuntos de ideias ou projetos que vá servir para todo mundo, principalmente porque os desejos são extremamente individuais. Se você se sentir confortável em sua casa, então ela é perfeita.

2. Como você vê a questão da sustentabilidade, que se tornou uma preocupação constante do design?

Se um objeto é funcional, bem feito e bonito, ele vai conservar seu valor por muitas gerações, vai durar muito, e assim pode ser considerado sustentável, não importa se é tradicional ou moderno.

3. Por que, na sua opinião, o design escandinavo se tornou sinônimo de um determinado estilo, independente de sua origem geográfica?

O bom design escandinavo tende a resolver problemas e produzir objetos funcionais sem seguir antigas tradições baseadas em estilo ou em determinado período histórico. Eu, por exemplo, prefiro criar produtos que não representem nenhuma nacionalidade em especial, ao contrário, que sejam universais com uma pitada de humor e alegria de viver. Produtos que, além da estética e da funcionalidade, façam você se sentir bem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.