Dúplex no interior de São Paulo com décor neutro e contemporâneo
A área social e o espaço gourmet, tudo integrado, ficam no primeiro piso. No segundo pavimento estão as quatro suítes do apartamento
Mãe e dois filhos, um menino de sete anos e uma menina de quatro, dividem este dúplex de 315 m² em Botucatu, interior de São Paulo. O apartamento foi comprado na planta e a arquiteta Heloisa Losi foi responsável por adequá-lo às necessidades da família, derrubando algumas paredes, trocando todos os revestimentos e criando um projeto luminotécnico detalhado.
No primeiro pavimento fica a área social e de serviços, com cozinha, lavabo, lavanderia, living, home theater, área gourmet e brinquedoteca). O piso usado nesta área é um mármore Carrara. “Na parede do fundo do living paginei um boiserie em espelho cristal bizotado, aumentando a sensação de espaço no living”, explica Heloisa. O sofá arredondado (Neobox) é revestido em um tecido a prova de manchas, ótimo para quem tem criança em casa. “A escolha de uma paleta de tons claros com detalhes em preto e grafite traduz o estilo contemporâneo adotado para o décor”, observa a arquiteta.
A mesa de jantar ganhou um balcão acoplado com um nicho para acomodar bebidas, que ficam sempre geladas. Caso a moradora não queira usá-lo, ele pode ser tampado. A área gourmet está integrada a esse espaço e conta com uma churrasqueira que fica fechada com uma porta de inox quando não está em uso. O mix de materiais, com pedra, madeira e inox criou um visual interessante sem perder a neutralidade do décor. Os pendentes são assinados por Guilherme Wentz.
A cozinha está integrada com a área gourmet e funciona como apoio. Ali, muitos armários guardam os utensílios domésticos e uma bancada para refeições rápidas funciona como divisória dos espaços.
No pavimento superior do dúplex estão reunidas as quatro suítes. A máster tem uma varanda privativa de onde se pode observar o pôr do sol.
Os armários têm espelho em bronze e a parte superior das portas possuem aberturas que permitem a circulação da climatização. As paredes foram revestidas com papel de parede em linho e os tons terrosos trazem aconchego ao décor.
A divisão para o banheiro é feita com uma porta de vidro de correr.
As suítes das crianças foram decoradas de acordo com o gosto e personalidade de cada um. E a suíte dos hóspedes segue uma linha mais neutra, com estampas em formas geométricas tanto nos detalhes do quarto como no revestimento do banheiro.