PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Duas cozinhas na cidade que têm o charme da fazenda

Os materiais escolhidos para estas duas cozinhas deixam os ambientes com uma deliciosa atmosfera campestre. Mas eles ficam em plena zona sul carioca

Por Reportagem Visual e Texto Simone Raitzik | Fotos André Nazareth
Atualizado em 25 Maio 2022, 11h43 - Publicado em 11 fev 2016, 22h30
01-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda
Peças de madeira de demolição (Madeireira do Vale), compradas em São João del-Rei, moldaram os armários e as prateleiras. O cimento das bancadas, executadas na obra, levou pigmento amarelo.  (/)
Continua após publicidade

NOSTALGIA RÚSTICA

Duas cozinhas na cidade que têm o charme da fazenda

02-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda
03-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda

Ao trocarem São Paulo pelo Rio de Janeiro, a jornalista carioca Tininha Kós e o marido, o economista paulista Dado Salem, apaixonaram-se por um sobrado do século 19, próximo do Jardim Botânico. A localização bucólica era perfeita para viabilizar o projeto de adotar um modo de vida mais simples e tranquilo – só faltava uma boa reforma. “Preservamos a fachada tombada, mas mudamos toda a distribuição interna para adequar a planta a nossa rotina”, conta Tininha. “A inspiração veio da casa em que morávamos antes, numa vila em pleno bairro paulistano dos Jardins. Era uma construção bem rústica, com forno a lenha, muita madeira e clima aconchegante.” Na cozinha da nova morada, essa proposta se traduziu no uso de ladrilhos hidráulicos, tábuas de demolição e uma generosa mesa para, pelo menos, seis pessoas – o ambiente virou a sala de jantar oficial da família. “Perto do móvel, deixei os potes de mantimentos à vista, em prateleiras, o que é muito prático”, diz a jornalista. Livros, quadrinhos e outros objetos afetivos ressaltam o estilo pessoal e convidativo do espaço, banhado de luz natural e voltado para o jardim.

CAIPIRA MODERNA

04-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda
Continua após a publicidade
05-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda 06-duas-cozinhas-na-cidade-que-tem-o-charme-da-fazenda

O casal de moradores, ele, turco, e ela, carioca – uma filha de diplomatas, que viveu em diversas partes do mundo –, não pensou duas vezes quando a arquiteta Carolina Wambier desenhou um projeto nada convencional para a cozinha do apartamento, no Jardim Botânico. “Sugeri usar poucos e econômicos materiais, como o cimento que reveste o piso e a bancada. Também substituí a maioria dos armários fechados por prateleiras de alvenaria”, conta Carolina. Essa última decisão permitiu manter à vista os objetos queridos dos proprietários. “Eles adoram viajar e sempre trazem na bagagem um conjunto de chá, uma bandeja ou um bowl lindo. Deixar o acervo aparente incrementou a decoração e fez o ambiente ficar acolhedor, com jeito de sala de estar”, completa a arquiteta. Como gosta das peças de família e de reaproveitar o que é bom, a moradora fez questão de dispor acima da mesa o lustre antigo, que a mãe trouxe há anos da Toscana, e de cercar o móvel das cadeiras de palhinha que já possuía. “O mix de estilos funcionou muito bem aqui e tornou o décor ao mesmo tempo rústico e elegante”, arremata a profissional.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.