Designers valorizam cultura regional com objetos feitos a mão
Com olhar apurado para a cultura regional, nossos designers emocionam ao criar móveis e objetos feitos a mão com materiais e encantos brasileiros
Matéria-prima do sul
Há um ano, a arquiteta gaúcha Ines Schertel voltou às origens: trocou a capital paulista por sua fazenda em São Francisco de Paula, RS. Lá, aproveita a lã do rebanho de ovelhas para confeccionar itens de feltro inspirados na natureza local, como bancos, cestos e tapetes. “Acompanho a tosquia, benefício a lã e a lavo, cardando para feltrá-la. Chamo esse processo milenar de slow design”, afirma. As peças foram exibidas no mês passado na feira Made, em São Paulo.
Raízes do Nordeste
Montar um grupo, o Armorial, para fomentar o repertório nordestino foi ideia do paulista Rodrigo Almeida, que convidou o mato-grossense Sérgio J. Matos, morador na Paraíba, o alagoano Rodrigo Ambrósio e o carioca Zanini de Zanine para bolar produtos de edição limitada. “Queremos trabalhar o artesanato local como design”, diz Almeida. A primeira coleção, lançada na Made, inclui cadeira, banco, luminária e um talismã de Oxóssi, o protetor da floresta.