Designers reciclam roupas e papeis para criar móveis incríveis
Somente com papeis de jornal e roupas velhas, estes designers trazem uma solução estilosa para a reciclagem
Dois designers comprovaram que a reciclagem e reutilização podem atingir horizontes mais altos. Na procura de ideias sustentáveis que tragam vida nova a materiais usados, criaram duas soluções inspiradoras.
O alemão Tobias Juretzek pensou que peças de roupas antigas poderiam ter um diferente uso. Ele, então, usou suas próprias vestimentas e as de amigos para criar a linha de cadeiras Rememberme. Prensando os tecidos em moldes e aplicando resina, ele cria móveis de design único, já que cada um é feito de roupas diferentes.
Embora sejam feitas de roupas irregulares, as cadeiras e mesas tem a mesma forma de móveis de madeira ou plástico graças ao processo de moldagem. As superfícies são suavizadas com resina para preservarem as memórias que atribuímos as nossas roupas.
Já o coreano Woojai Lee criou tijolos feitos de jornais reciclados, misturando o material a cola. O papel é o material mais produzido e descartado no mundo. Apesar de ter começado pela produção de tijolos, o designer percebeu rapidamente que havia um mundo de possibilidades por explorar, tendo avançado já para a produção de mesas de centro e bancos.