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David Chipperfield redesenha o novo espaço para a marca Valentino

Para celebrar os 50 anos da maison, o arquiteto inglês David Chipperfield traduz com maestria o glamour da marca em sua nova flagship em Milão.

Por Reportagem Cristina Bava e Fernanda Massarotto I Fotos Santi Caleca
28 ago 2012, 20h32

Valentino Garavani é um dos grandes ícones da elegância. Suas criações foram imortalizadas por divas do cinema e jet-setters mundo afora. Não à toa – mesmo após passar a direção criativa para Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, em 2008 –, a marca inventada por ele se mantém soberana no panteão dos principais nomes da cena fashion. Para celebrar seus 50 anos de existência, a nova flagship foi reaberta em fevereiro, em Milão, depois de ter sido totalmente redesenhada por ninguém menos que David Chipperfield. O premiado arquiteto inglês – que será o próximo curador da Bienal de Arquitetura de Veneza – traduziu de forma exemplar todas as características da maison e ainda trouxe inovação ao projeto com a combinação rara de materiais ora artesanais, ora tecnológicos. Ao entrarmos na loja, a divisão dos ambientes deixa clara a intenção de evocar a atmosfera intimista dos palazzos do século 19. Não há um grande salão integrado, mas várias salas interconectadas que exibem acabamentos diversos e peças inspiradas no mobiliário déco. Logo na primeira delas, observamos os expositores de fibra de carbono e as paredes revestidas com espelhos de efeito plissado (pequenas nervuras verticais em baixo-relevo trabalhadas a laser) que mais parecem flutuar em contraste com as paredes de pedra. E assim, nessa sucessão de ambientes, notamos a ousadia presente na mescla perfeita entre formas e materiais, entre o antigo e o novo, entre o artesanal e tecnológico. Uma arquitetura capaz de emocionar do começo ao fim. E isso sem falar das roupas.

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