PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça as peças assinadas pelos Campana em parceria com Espedito Seleiro

A mistura de couro com palha e a inspiração no cangaço resultou em móveis incomuns, assinados pelos irmãos Campana e o artesão cearense Espedito Seleiro.

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 25 Maio 2022, 18h07 - Publicado em 22 jul 2015, 17h13

Couro e palha desenham a colorida linha de móveis Cangaço, desenvolvida por Fernando e Humberto Campana em parceria com o artesão Espedito Seleiro. Seis peças – cadeira, poltrona, sofá, estante, armário e espelho – são frutos de uma profunda pesquisa realizada pelos designers em comunidades de artesãos do Nordeste, onde os processos manuais ainda são resguardados. “Além da riqueza de cores, texturas e formas, a coleção Cangaço transparece uma cultura encantadora e, principalmente, tradições artesanais, que estão em vias de desaparecimento”, afirma Humberto. Mas ainda há quem se preocupe em proteger tais heranças. Espedito faz parte de uma família tradicional de artesãos de couro do Ceará e aprendeu o ofício com o pai – que produzia os trajes de Lampião e Maria Bonita, ícones do cangaço. Agora, ele passa seus saberes aos filhos aplicando a técnica ancestral em selas, bolsas, sandálias, cadeiras, entre outros itens. Assim, as peças da nova coleção são produzidas em duas etapas: primeiro são desenhadas e manufaturadas no Estúdio Campana, em São Paulo, e depois, enviadas ao ateliê de Espedito, em Nova Olinda, Ceará, onde o artesão, com seu saber cheio de histórias, as reveste.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.