Casa inspirada na arquitetura islâmica é repleta de nichos
Referências ao mundo islâmico foram combinadas com técnicas tradicionais japonesas nessa residência em Osaka, Japão
Para abrigar a coleção considerável de livros sobre história islâmica do cliente, o Kazuya Morita Architecture Studio combinou técnicas tradicionais japonesas de marcenaria e de construção com a arquitetura islâmica, resultando em uma casa repleta de nichos.
A estrutura básica da residência Istanbul, que fica em Osaka, Japão, vem da técnica japonesa kumiko, na qual peças de madeira são reunidas em grades sem usar pregos ou juntas. Nesse método, o que mantém a estrutura no lugar são outras peças de madeira encaixadas entre a grade.
Inspirados pelo kumiko, os arquitetos criaram uma estrutura em forma de gelosia para os nichos, feitos de placas de pinho laminadas pré-fabricadas, que foram intertravadas. Um painel de madeira compensada é fixado em cada prateleira, o que fortalece o emaranhado de nichos contra terremotos. As janelas também foram posicionadas de um modo que aumentasse a resistência da casa contra os tremores de terra.
As referências ao mundo islâmico estão no teto em formato de pirâmide, que remete às abóbadas de uma mesquita, e na inscrição em árabe na parede.
Os projetistas usaram nas paredes externas técnicas de construção de um tradicional armazém japonês, tornando a casa resistente ao fogo e com um ambiente propício ao armazenamento dos livros.