Casa encravada no morro esbanja design
Arquitetos driblam terreno inclinado em construção de 134 m²
A Casa Jura, na cidade francesa de Bois D’amont, ocupa um lote verde e com declive, como é comum na vizinhança. Mas as semelhança com as residências próximas param por aí: esta morada supermoderna parece brotar do morro.
Os arquitetos do escritório dinamarquês JDS projetaram a estrutura de concreto pensando na parte mais alta do lote. O edifício de 134 m² fica semienterrado e foi distribuído em três pavimentos. Assim, interfere pouco na paisagem.
O andar mais alto, coberto de grama, funciona como um jardim para aproveitar o sol. O piso intermediário acolhe a área social, uma grande sala sem paredes internas, onde os moradores podem receber ou relaxar. Quartos e áreas íntimas ocupam o térreo. O projeto teve orçamento de 200 mil euros.
Esquadrias amplas de vidro evitam a sensação de estar preso dentro de casa. A área social, por exemplo, possui portas transparentes em duas fachadas, o que permite apreciar a vista do alto. “Queríamos que a morada abraçasse a paisagem”, explicam os arquitetos em seu site.