PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casa em Salvador com um quê de vila italiana

No alto da encosta, a construção da década de 50 é emoldurada na Baía de Todos os Santos

Por Reportagem Visual e Texto: Simone Serpa
Atualizado em 20 Maio 2022, 11h01 - Publicado em 16 mar 2018, 17h02
No alto da encosta, a construção dos anos 50 é emoldurada na Baía de Todos os Santos
Com o redesenho da casa, o jardim de inverno se abre para a sala e deixa entrar a luz da manhã. A parede original serve de fundo à escultura de Ceschiatti e à mesa de jantar revestida de couro (Couro Bahia). A coleção de arte tem obras de Daniel Senise (à esq.) e Amilcar de Castro e fotos de Francisco Magalhães (à dir.).  (Marcelo Negromonte/)
Continua após publicidade
Casa em Salvador com um quê de vila italiana
O sofá (Casual) reina absoluto no living, repleto de obras de arte. Perto da janela, o cantinho mais intimista reúne poltronas Maggiolina (Básica Home) e mesa de pau-ferro com acabamento alto brilho. As arandelas de cristal Baccarat vieram de Paris. (Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)

Erguida nos anos 1950, a construção tinha um vista incrível, mas estava vazia e malcuidada. Para Marlon Gama, porém, isso não era problema. Ao contrário: ele se apaixonou mesmo assim e resolveu fazer daqui sua casa.

Casa em Salvador com um quê de vila italiana
Com o redesenho da casa, o jardim de inverno se abre para a sala e deixa entrar a luz da manhã. A parede original serve de fundo à escultura de Ceschiatti e à mesa de jantar revestida de couro (Couro Bahia). A coleção de arte tem obras de Daniel Senise (à esq.) e Amilcar de Castro e fotos de Francisco Magalhães (à dir.). (Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)

Com a expertise e o talento aprimorados em anos de profissão, o arquiteto enxergou em meio ao caos a inspiração para a reforma – e que reforma! Foram dois anos de quebradeira.

Casa em Salvador com um quê de vila italiana
Na cozinha, o piso preto e branco reforça o estilo clássico, que também define o banheiro, integrado à paisagem. (Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Nesse período, Marlon colocou praticamente tudo abaixo, porém reaproveitou materiais como as esquadrias de madeira, renovadas com pintura preta, e os tijolos que formavam as paredes internas, agora usados no revestimento dos muros e no piso da área externa.

Casa em Salvador com um quê de vila italiana
(Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)

Outros detalhes, embora sejam novos, também contam um pouco da história do lugar – as boiseries presentes em todo o living lembram a arquitetura original da casa de 750 m², quando as paredes tinham, além dessas molduras de madeira clássicas, lindos afrescos, que foram apagados com a passagem do tempo.

Continua após a publicidade
Casa em Salvador com um quê de vila italiana
A fachada valoriza as linhas retas e a simetria com arandelas de ferro do século 18 e vasos alinhados. Móveis da Kartell, com design de Philippe Starck, e piso de travertino romano bruto. (Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)

A sofisticação se repete nos materiais, como mostra o piso de mármore. E no espaço ao ar livre, com sua atmosfera de terraço italiano. “Gosto de ter jardim, de andar com os pés descalços”, diz o morador, que não se prendeu a um estilo específico e preferiu montar cada cantinho aos poucos e do jeito que sonhava.

Casa em Salvador com um quê de vila italiana
O piso de tijolos e o paisagismo com heras e trepadeiras dão ao terraço o charme das construções da costa da Itália. ()
Continua após a publicidade

Em meio a esse charme todo, Marlon não deixou o desejo de compor ambientes práticos, fáceis de manter e bem aproveitados se perder. O mais frequentado deles fica junto à piscina: em volta da mesa, os amigos se reúnem para deliciosos fins de tarde com vista para o pôr do sol no mar da Baía de Todos os Santos.

Casa em Salvador com um quê de vila italiana
(Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)

Veja também: HISTÓRIAS COM DESIGN – Ateliê Calu Fontes

BANNER
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.