Casa de campo exibe peças antigas dos moradores na decoração
Assinada pela arquiteta Heloisa Losi, esta casa preservou as recordações de várias gerações da família dos moradores
A arquiteta Heloisa Losi foi convidada por uma família para executar a reforma desta casa de campo. Sustentável, o projeto buscou recursos de otimização do uso da água e priorizou a história dos próprios moradores na decoração.
Cada detalhe dos ambientes remetem à lembranças do passado, a casa possui muitos traços de seus moradores. Detalhes do seu dia a dia, histórias e lembranças de diferentes gerações foram representadas nos materiais utilizados na construção e também no décor.
Não à toa, o tijolo aparente foi escolhido para revestir as paredes do living. Eles foram recuperados de uma casa demolida no início do século, restaurados e utilizados como revestimento, tanto dentro como fora da construção.
Uma das soluções de sustentabilidade foi o telhado, projetado para captar toda a água da chuva e ser recolhida para armazenamento em uma cisterna subterrânea. Esta água é reaproveitada na limpeza dos pisos, irrigação das plantas do jardim e na descarga.
Na sala de estar, a poltrona Yan, assinada pelo designer Marcelo Ligieri, dialoga com as mesinhas de centro circulares e o tapete em algodão. O destaque do ambiente fica por conta das antiguidades da família, como um antigo aparelho de rádio e um relógio de ponteiro, que foram restaurados para recontar a história da família.
Quem passa pelo hall de entrada se surpreende com uma antiga mesa de marcenaria, que pertencia ao pai do morador. A peça foi enfeitada com outros objetos da família, como a caixa registradora ornamentada com suculentas, a balança e o moedor de pimenta. A cadeira de aço reforça ainda mais o estilo retrô.
Na sala de jantar, a mesa feita em cristal belga também foi uma herança de família. As cadeiras da Thonart de palha natural equilibra o décor e destaca a tapeçaria colocada na parede.
Moderna, a decoração da cozinha aposta na dupla branca e preta para compor o ambiente. As cores surgem nos pequenos detalhes, como as cadeiras e eletrodomésticos vermelhos.
Integrada à cozinha, a varanda gourmet recebe as confraternizações da família. A banqueta branca serve de apoio ao bule de cerâmica, que funciona como um cachepô para as plantas.
O lavabo foi equipado com uma bancada em madeira de demolição bastante rígida e expressiva. Nas paredes, a cor azul suaviza o impacto da bancada e deixa o ambiente mais leve e harmônico.