Aulas e festas em cozinhas de chefs
Bonitas e agradáveis, as escolas de culinária atraem cada vez mais gente interessada em participar de cursos, desestressar e festejar ao redor do fogão.
No clima da Provença
A paixão pela França, berço da boa mesa, influencia a decoração e o nome bem-humorado do ateliê de culinária Madame Aubergine (berinjela, na língua de Alain Ducasse). “Quis um pouco da frugalidade da Provença no visual do espaço”, diz a chef Marisa Tavares. “Mas a composição foi intuitiva, emocional, baseada no que me agrada, como campo, fazenda, cultura mineira, heranças de família, peças de mercado de pulgas.” A reforma do aconchegante sobrado coube ao amigo arquiteto Carlos Verna. “O estilo casual facilita o entrosamento entre as pessoas nas confraternizações e nas aulas”, completa a proprietária. A casinha comporta até 35 pessoas. Quem aluga o espaço pode pilotar o fogão e cozinhar para seus amigos. Também são oferecidas aulas bem democráticas, com chefs convidados, voltadas para alunos craques ou iniciantes nas caçarolas, e até conversas sobre história da gastronomia.
Madame Aubergine: r. Carla, 25, Itaim-Bibi, tel. (11) 3168-7389, São Paulo.
Creme de papaia com “caviar” de cassis
Ingredientes:
1 litro de sorvete de creme,
3 papaias,
100 ml de leite.
Caviar: 350 ml de licor de cassis,
150 ml de água,
1 colher (sopa) de agar-agar (gelatina vegetal),
900 ml de óleo de girassol,
gelo, 1 bisnaga, 1 peneira fina.
Preparo: bata o sorvete, o leite e o papaia no liquidificador. Caviar: coloque o óleo no congelador por 1 hora. Prepare um banho-maria de gelo e água, coloque uma tigela nele e adicione o óleo gelado. Ferva numa panela o licor, a água e o agar-agar até endurecer. Coloque a mistura numa bisnaga e goteje no óleo gelado, formando bolinhas. Peneire o caviar e lave-o em água corrente.
Colorido azul da moda
Tanta gente no círculo de amizades das primas Mayra e Patrícia Abbondanza tinha o desejo de aprender a cozinhar que elas vislumbraram um negócio apetitoso. Sob o nome de Dedo de Moça, montaram uma empresa que oferece aulas-jantar com chefs renomados, treinamentos culinários em domicílio, consultoria para empresas e eventos privados, como aniversários e chás de cozinha. “Nosso foco é incentivar as pessoas a comer bem em casa”, afirma Mayra – ela e Patrícia têm formação de chef nos Estados Unidos. Na casa de 120 m2 ocupada pela Dedo de Moça, recém-inaugurada, cabem até 30 pessoas. O projeto da designer de interiores Marina Linhares brinca com as cores sem abuso, criando um cenário elegante e descontraído. Na marcenaria, prevalece o tom da moda, o azul tifany, que parece preparar o paladar das pessoas para a festa de sabores que toma conta do local.
Dedo de Moça: r. Oscar Freire, 329, tel. (11) 3796-4391, Jardim Paulista, São Paulo.
Salada com pera, nozes, mostarda e mel
Ingredientes:
Meio maço de rúcula,
meia unidade de alface,
1 pera,
50 g de nozes,
meia xícara (chá) de gorgonzola esfarelado.
Molho:
3 colheres (sopa) de azeite,
1 colher (sopa) de limão,
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon e
1 colher (chá) de mel.
Preparo: monte o prato com as folhas rasgadas e as fatias de pera. Por cima, coloque o gorgonzola e as nozes picadas. Misture os ingredientes do molho e adicione-o à salada.
Entre receitas e estampas
Quando o aroma adocicado de biscoitos invadia os ambientes da casa, a família já sabia que era obra da adolescente Luiza Zaidan. Hoje, aos 27 anos, seu repertório culinário é bem maior: ela comanda um bufê, presente em eventos badalados de grifes modernas de moda, e dá aulas. Lu Zaidan, como é chamada, concentra seus trabalhos em um sobrado de 110 m2, na Zona Oeste paulistana. No térreo, fca a cozinha industrial – o piso superior é reservado a aulas de até seis pessoas e pequenas reuniões. A decoração, simples e charmosa, coube à arquiteta Fernanda Yazigi. Os adesivos na parede remetem a ladrilhos hidráulicos e contracenam com os coloridos aventais – detalhes delicados que não tiram a atenção da protagonista: a comida.
Luiza Zaidan: r. Padre Carvalho, 73, tel. (11) 2539-8780, Pinheiros, São Paulo.
Salmão com gergelim e cogumelo refogado
Ingredientes:
400 g de salmão em tiras,
1/2 copo de gergelim branco torrado,
1/2 copo de gergelim preto torrado,
sal, pimenta e limão.
Molho: 1 colher (café) de suco de gengibre,
1/3 de copo de shoyu,
2 colheres (sopa) de mel,
1 colher (sopa) de cebolinha picada,
1/3 de copo de saquê e
1/2 colher (sobremesa) de maisena.
Acompanhamento: 1 bandeja de shimeji,
1 bandeja de shitake,
2 colheres (sopa) de shoyu,
2 colheres (sopa) de manteiga,
2 colheres (sopa) de cebolinha picada e pimenta a gosto.
Preparo: tempere o salmão com sal, pimenta e limão. Passe o peixe sobre o gergelim e frite-o suavemente em um fio de azeite. Molho: misture todos os ingredientes, acrescente um pouco de água e leve ao fogo até engrossar ligeiramente. Acompanhamento: derreta a manteiga e refogue os cogumelos. Acrescente o shoyo, a cebolinha e a pimenta.