Arquiteto polonês instala projeto no rooftop da Casa do Povo em São Paulo
Jakub Szczesny, que construiu a casa mais estreita do mundo, veio para São Paulo e morou por um mês na instalação criada por ele
O arquiteto Jakub Szczesny, que construiu a casa mais estreita do mundo, instalou o projeto “Refúgio Polonês” no rooftop da Casa do Povo, em São Paulo.
A Casa do Povo foi construída por imigrantes e refugiados judeus poloneses, que vieram para o Brasil nos anos 20 fugindo da repressão política que viviam. Esses primeiros imigrantes conceberam e construíram o local como uma forma de reunir as organizações existentes, iniciativas e atividades no bairro do Bom Retiro.
Agora, mais de 60 anos depois, Szczesny reacende as intenções originais do espaço, transformando o seu largo e inutilizado terraço em um abrigo, casa, tenda e retiro. Um véu de tecido ondula por cima, formando uma tenda que atenua a luz solar direta e cria um espaço semi-fechado. Os panos podem ser facilmente desmontados e relocalizados para um novo local, criando um ‘refúgio’ em qualquer lugar do mundo. Peças de mobiliário provenientes de bazares do bairro são incorporadas ao local, com sofás, cadeiras e tapetes, que adicionam fragmentos da vida doméstica para a área ao ar livre.
O próprio Szczesny morou no “refúgio polonês” por um mês, fazendo sua morada temporária aberta a todos e acolhendo novas pessoas.
O Refúgio está aberto para visitação até 6 de novembro. Ao longo do projeto, a instalação é ativada por uma programação dividida em performances, projeções, celebrações e encontros entre artistas, estrangeiros, refugiados e imigrantes que habitam o bairro.
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!