Apê no Rio é uma verdadeira galeria à beira-mar
Depois de anos morando no exterior, os moradores voltaram ao Brasil em grande estilo: vivem em Ipanema, cercados por móveis italianos e obras de arte
Ela é argentina, e ele, carioca. O encontro foi em Boston, onde estudaram direito. Ali, na temporada norte-americana, se aproximaram do universo do design e ficaram encantados com os móveis de linhas simples e qualidade de ponta exibidos nas vitrines. Voltaram para o Rio, a família cresceu e, no momento de escolher o endereço definitivo, optaram por morar em frente à Praia de Ipanema, num imóvel de cerca de 500 m² em um prédio antigo.
Com o negócio fechado, restava tornar o espaço mais fluido e adaptado à rotina dos três filhos pequenos. Foi quando convocaram as arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini para redesenhar a planta e pensar nos interiores.
“Os moradores deixaram claro que o foco da decoração era investir em bom desenho e peças com vida longa. Pediram uma base limpa, pois a ideia era deixar a coleção de arte em destaque. Até porque tinham vários quadros bacanas e pretendiam ampliar o acervo”, conta Roberta.
Na escolha dos móveis, o trio de profissionais privilegiou o design italiano, que o casal conhecia de longa data e do qual era fã. “Sugerimos sofá, poltronas e mesas dentro de uma paleta de cores neutra, em que o cru prevalece. Mas incluímos alguns estofados azuis para fazer uma relação com a vista do mar que se tem na janela”, explica Paula.
A irmã da proprietária, a arquiteta argentina Ximena Fontan Balestra, colaborou no projeto de interiores. “Ela conhecia bem o gosto da família”, completa.