Apê em São Paulo com décor feito de emoções
Depois da reforma, o apartamento paulistano, de 150 m2, ganhou espaço de sobra para expor o mobiliário e os objetos que contam a história do casal
O principal elemento da decoração do apartamento de Bia Daidone e Paulo Cézar Castello Branco Filho é a memória. Em todo canto, há uma peça herdada, um objeto que remete à infância dos dois ou ainda lembranças das muitas viagens que o casal já fez.
Dona de um olhar moderno e feminino, Bia, que é designer de joias, quis montar um décor afetivo, mas zero antiquado. “Os móveis, em sua maioria, estão na família há décadas. Usei soluções simples, como a troca dos tecidos, para repaginá-los. Fiz isso com as cadeiras da mesa de jogos e da sala de jantar”, explica.
As transformações não ficaram apenas no mobiliário: uma gravura pintada pelo tio da moradora em 1979 virou um quadro de destaque no apê e o antúrio gigante do living – que tem mais de 40 anos – ganhou um cachepô moderno. “Essa planta pertenceu ao meu tio e depois à minha mãe. Transferi a espécie para um vaso com design mais atual e agora ela é a dona do espaço”, conta.
A reforma do apartamento, comandada pela mãe de Bia e pelo engenheiro Ronaldo Favery, trouxe mais amplitude e unidade. “O piso cimentício é superprático. Decidimos colocá-lo em todos os espaços, até mesmo no banheiro”, conta a moradora. A integração da parte social era uma necessidade imediata, pois o casal adora armar festas com os amigos.
Para aumentar o living, a cozinha diminuiu, mas ficou mais moderna com a instalação dos azulejos rosa-pastel. “Queríamos que tudo refletisse o nosso jeito. Por isso, não seguimos regras. Só o coração. Foi assim que ganhamos essa parede, com uma cor que foge do comum, e uma geladeira de bebidas escoltada por um pinguim de porcelana”, diz.
O bicho fica na passagem entre a sala de jantar e a cozinha, sobre um tonel pintado de preto por Bia, e entrou no décor porque Paulo se encantou pela peça. “Ele a viu na vitrine de uma loja de roupas e fez uma oferta pela escultura, que nem estava à venda.” Vasos de plantas por todos os lados completam o clima de casa desejado por eles.