Apê de 75 m² com décor leve e áreas integradas
Neste apartamento de 75 m² em São Paulo, o segredo para fazer o espaço crescer foi trabalhar com uma cartela de cores enxuta e derrubar paredes
O casal Fernanda Fischer e David Cohen procurava um lugar onde pudesse morar junto. “Compramos o apartamento ainda na planta. No dia em que a chave foi entregue, David me pediu em casamento”, conta Fernanda. Enquanto os dois planejavam a cerimônia, os arquitetos Lívia Fischer (irmã da moradora) e Gustavo Figueiredo quebravam a cabeça para ampliar o espaço no apê e resolver as áreas mal aproveitadas.
O projeto da dupla incorporou a varanda ao living e substituiu a parede da cozinha por um balcão – dessa forma, o ambiente também se abriu para a sala, que cresceu visualmente. Essas modificações atenderam ao desejo do casal de receber os amigos numa área integrada, com a possibilidade de cozinhar e conversar ao mesmo tempo.
“Assim todo mundo fica junto”, diz Fernanda. Outro ponto importante para garantir que os espaços parecessem maiores foi trabalhar com cores que não pesam. Tons de cinza – os preferidos do casal – quebram o domínio do branco. Aqui e ali, também surgem pontos de verde, usados para lembrar a natureza. O resultado ficou tão bacana que mexeu com os hábitos de David e Fernanda. “Éramos muito baladeiros. Mas depois da mudança estamos sempre por aqui. Ficamos mais caseiros”, afirma ela. “Tenho orgulho de dizer que meu apartamento é o mais bonito do prédio.”
O espelho com apliques azuis (Efeito Cristal) duplica visualmente a sala de jantar. Trazido de viagem, o lustre de Tom Dixon ganhou destaque no décor. Na sala, sofá da Breton e almofadas da Codex Home. As duas mesinhas laterais vieram da Kmm Design. Luminária de Jader Almeida.
Na cozinha, os armários foram desenhados pelos arquitetos e executados pela Madecor Móveis. Os ladrilhos hidráulicos geométricos são da Dalle Piage. O móvel preto, também produzido sob medida, serve como bar e acomoda uma miniadega. Piso de taco palito de tauari. Preso à cabeceira, o criado-mudo parece flutuar. O recurso cria profundidade e deixa o ambiente mais leve.