Apê de 29 m² cheio de soluções para aproveitamento do espaço
Mesa de jantar que vira espelho, marcenaria contínua e com profundidade reduzida, home office escondido e até um bar foram incorporados ao projeto
É difícil imaginar que um apartamento de 29 m² possa ser aconchegante, comportar cozinha, banheiro, quarto, jardim vertical, bar e ainda ter um décor cheio de estilo. Mas, para mostrar que é possível sim viver com conforto e imprimir personalidade em espaços pequenos, Nathália Candelária e o arquiteto Henrique Diamantino, do Apartamento 203, criaram soluções espertas para aproveitar bem a metragem e dar sensação de amplitude.
O projeto é de um decorado no bairro de Perdizes, em São Paulo. Logo na entrada, um roupeiro com portas de vidro espelhadas e fecho toque, um maleiro e um banco no cantinho com sapateira. Nas duas paredes mais compridas, a marcenaria planejada, com madeira ripada, esconde muitos armários e gavetas, além de uma mesa para montar o home office. A profundidade dos armários foi reduzida para não ocupar tanta área do apê.
O espelho ao lado da cama vira mesa de jantar. Na frente, banquinhos empilháveis ocupam menos espaço enquanto não estão em uso. Na cozinha, embutida na marcenaria, uma chapa perfurada dá acabamento industrial ao décor. A roupa de cama tem tons de cinza e berinjela. Próximo à janela, um cantinho com jardim vertical, bar e área de descanso e leitura. O projeto de iluminação é todo automatizado. Confira mais fotos na galeria a seguir: