PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes

O morador deste apartamento trabalha em casa e quis montar ambientes que estimulassem sua criatividade, além de ajudar a relaxar nas horas de folga

Por Reportagem Visual e Texto: Simone Raitzik
Atualizado em 20 Maio 2022, 11h05 - Publicado em 22 mar 2018, 10h00
Estante com plantas
A estante da sala de jantar tem estrutura de ferro com prateleiras de peroba-do-campo encaixadas. Ali, foram distribuídos os vasos de samambaia, chifre-de-veado e cacto e as peças de arte popular que o morador coleciona. Luminárias de Tom Dixon (Lumini) e mesa e cadeiras do Arquivo Contemporâneo.  (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)
Continua após publicidade
Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
A estante da sala de jantar tem estrutura de ferro com prateleiras de peroba-do-campo encaixadas. Ali, foram distribuídos os vasos de samambaia, chifre-de-veado e cacto e as peças de arte popular que o morador coleciona. Luminárias de Tom Dixon (Lumini) e mesa e cadeiras do Arquivo Contemporâneo. (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)

O apartamento é antigo, com direito a varanda com piso de mármore italiano, portas-balcão com molduras e ambientes amplos e bem iluminados. O clima é de casa suspensa, acolhedora. A sensação de ter encontrado algo fora do padrão, uma “peça única”, encantou o proprietário, um ator e roteirista, quando buscava um imóvel na Zona Sul carioca, mais precisamente no bairro de Laranjeiras.

Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
Tijolos maciços (Santa Alda) revestem a parede do estar. Sofá da Way Design, poltronas Costela, da Desmobilia, pendente da Flos, mesa de estilo industrial da Velha Bahia e pufe com tecido chevron do Depósito Santa Fé. As almofadas  são de Jonathan Adler, e a tela, de Antonio Bokel. (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)

“Ele deixou claro que precisava de um espaço estimulante e confortável, onde pudesse também trabalhar”, conta a arquiteta Renata Bartolomeu, responsável pela reforma e decoração. A ideia era montar um canto para escrever e fazer reuniões com os colegas dentro do apê de 200 m² – encontros que, invariavelmente, se desdobram num jantar e numa animada partida de pinball.

Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
A bancada com tampo de peroba e armários de laca cinza (Marcenaria Casteluber) compõem o ambiente no escritório,  repleto de livros e gravuras trazidas de viagem. Sofá de couro da Way Design. (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)
Continua após a publicidade

Daí a criação de um home office lotado de prateleiras, que fica isolado, mas não desconectado do restante da casa. “Pensei em ambientes fluidos, onde quase nada é fixo e que podem ser reinventados com facilidade”, explica ela. A forma de ocupar os espaços imprime um ar descontraído em todo o projeto, e isso também era importante para o proprietário: ele desejava um visual relaxante, que ajudasse a desacelerar depois das horas de trabalho, além de espalhar muitas plantas pelos ambientes e expor as lembranças que traz das férias.

Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
Os carrinhos de avião funcionam como bar. Banco de ferro e madeira do LZ Studio. (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)

“Desenhei a estante da sala para organizar a coleção de arte popular. O acervo cresce toda vez que o morador viaja pelo Brasil”, diz Renata. Outra demanda foi manter o estilo vintage da construção, que a arquiteta contrabalançou com revestimentos aconchegantes e móveis de design contemporâneo. “Procurei peças assinadas e com traços simples para o estar e apostei em cor nos detalhes, como cortinas, almofadas, tapetes e obras de arte. Usei bastante madeira, como a peroba na tonalidade natural da marcenaria, e cobri uma parede de tijolos maciços, reforçando uma linguagem levemente rústica. Há boas doses de personalidade e um tom masculino, como o proprietário tanto queria”, explica.

Continua após a publicidade
Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
O ninho de joão-de barro artesanal se destaca à frente dos vasos (paisagismo assinado pela Ecogarden). A varanda fechada tem cortina de linho tingido (Mucki), mesa e cadeiras que já eram do morador e luminária da Velha Bahia. ()
Apê antigo no Rio une espaço para trabalho e cantinhos relaxantes
Na suíte, a cama (Way Design) ganhou cabeceira de linho grafite. Almofadas da Poeira e manta da Karsten. (André Nazareth/IN/EX Arquitetura)

 

Divulgação/CASA CLAUDIA
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.