Apartamento de 90 m² no Rio de Janeiro aposta no branco e na madeira
Para viver mais perto do trabalho, os moradores reformaram o imóvel, antes com ar antiquado e escuro
Para viver mais perto do trabalho, o jovem casal de moradores queria se mudar da Barra da Tijuca para a zona sul do Rio de Janeiro. Escolheram como sua nova morada um apartamento de 90 m², em um prédio antigo de Ipanema, que já pertencia à família da moradora. O imóvel – antes com ar antiquado e escuro – ganhou decoração e instalações elétricas e hidráulicas novas.
O projeto das arquitetas Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide apostou no uso do branco e da madeira em todo o apartamento. Além de ser atemporal, Adriana explica que a combinação é característica dos projetos do Sadala & Gomide. Já o antigo carpete foi substituído por um porcelanato acetinado (Santa Sofia) e rodapés de madeira, para aquecer o piso.
As arquitetas desenharam uma estante para a televisão com um painel de madeira, que esconde a fiação. O tapete hemp (Isfahan Tapetes) e a mesa de vidro combinam com o sofá, trazido da antiga morada. Os banquinhos (de madeira, da Galeria 021, e o preto e branco, da Finish) e a poltrona (Finish) trazem um toque de design.
Os destaques da sala de jantar são o quadro do artista Marcelo Ment e as luminárias de vidro (Dimlux).
As portas de passagem do apartamento foram feitas sob medida.
A estante em laca vermelha foi projetada para abrigar os muitos livros do casal na área de circulação.
Na parede da cozinha, a cerâmica com estampa preta e branca (Pavão Revestimentos) combina com as bancadas de granito (Seven Mármores).
Os moradores queriam que a cozinha fosse integrada à sala, o que não foi possível por causa do pilar. As arquitetas colocaram então uma porta de 90 cm, mais larga que o convencional, entre os dois cômodos.
No banheiro, que também serve de lavabo, pastilha de vidro cinza chumbo (Portinari) dentro do box e bancada com cuba esculpida no mármore e armário de freijó.
A combinação da cama box com painel de madeira de 4 cm na cabeceira ajuda a economizar espaço no quarto, assim como as mesinhas laterais suspensas e as luminárias de leitura pendentes (Angulo).