Apartamento de 35 m² com pegada industrial e muita cor
Espaços pequenos não são uma desculpa para descuidar da decoração, e este apê em São Paulo é a prova viva disso
Com apartamentos cada vez menores, é preciso usar a criatividade para tirar o melhor proveito dos espaços. Afinal, em projetos enxutos, cada metro quadrado conta (e muito), no dia a dia dos moradores. Neste apê de 35 metros quadrados em São Paulo, a metragem definitivamente não foi um obstáculo para as arquitetas da DOOB Arquitetura, que utilizaram todo canto disponível a seu favor.
LEIA TAMBÉM: 10 apartamentos pequenos e bem decorados com até 70 m²
Convidados por um casal de investidores que desejavam alugar o apartamento inteiro mobiliado, os proprietários solicitaram um projeto que refletisse o conceito do condomínio localizado no Brooklin, que tem uma proposta estética moderna e espaços multifuncionais, voltado para um público jovem.
Diante desse contexto, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano buscaram soluções práticas que fugissem do quebra-quebra. A maior parte dos revestimentos originais do banheiro, da cozinha e da área social foi mantida, exceto o piso da cozinha, substituído pelo piso vinílico, e a troca da bancada da cozinha, o que gerou uma economia e custos de revestimentos.
Como há uma lavanderia coletiva no prédio, não havia necessidade de uma máquina de lavar na área de serviço, o que deixou a cozinha livre para ganhar um pouco mais de espaço. A lavanderia ficou apenas com um tanque e a condensadora do ar condicionado, enquanto o piso da varanda foi nivelado com o restante do apartamento.
Outro ponto de destaque é a parede de cobogós, que delimita a sala e o quarto sem prejudicar a integração visual e amplitude do ambiente, tornando-se um elemento decorativo marcante no projeto. No banheiro, o armário superior foi um recurso para aumentar as possibilidades de armazenamento no banheiro, e o espelho ao longo da parede, que recebe uma suave iluminação em minidicroicas, confere a sensação de amplitude.