Antes e depois: banheiro adaptado para pessoas com deficiência
Arquiteto foi chamado para encontrar soluções arquitetônicas para deixar banheiro apto a atender pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência
Chamado para transformar o banheiro comum desta casa no Jardim Anália Franco, em São Paulo (SP), em um espaço apto a atender pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência, o arquiteto Rafael Chianca inspirou-se na simplicidade de materiais e cores, prezando pela funcionalidade e acessibilidade.
O espaço de 6,8 metros quadrados teve suas portas realocadas e optou-se pelo modelo de correr. A parede divisória do ambiente também foi reposicionada para facilitar a circulação. O rebaixamento do piso da entrada, a criação de rampa de acesso e a instalação de barras de apoio foram outras soluções arquitetônicas para o banheiro. Os equipamentos de higiene agora são ativados por meio de sensores de monocomando e tanto eles quanto as pias foram dispostos na altura adequada. O espelho tem uma inclinação de 10%.
O profissional optou por revestimentos rústicos e também criou pontos com vegetação (tanto embaixo da pia, quanto na parede), trazendo elementos naturais para o espaço.
Leia também: Banheiro adaptado com referências do Art Déco