5 dicas para escolher o apartamento ideal para suas necessidades
Especialistas listam o que cada tipo de morador deve procurar em um novo apartamento. Confira e facilite sua busca!
Chegou a hora: você está saindo da casa dos pais pela primeira vez; está procurando um novo lar pois há um bebê a caminho; ou decidiu se mudar devido à uma grande oportunidade de trabalho. Seja qual for o motivo, está procurando por um apartamento!
Cada caso tem suas particularidades, do número de moradores e quartos até a localização e amenidades do bairro. Para ajudar nesta escolha importante, a presidente da incorporadora Gamaro, Angela Freitas, e o diretor de incorporação Vinicius Amato dão dicas infalíveis baseadas em perfis de moradores, exclusivas para o portal da revista CASA CLAUDIA. Dessa forma, a procura fica mais fácil! Confira
1. Contato com a natureza
De acordo com a presidente, para quem gosta de natureza o ideal é encontrar um empreendimento que ofereça o contato com plantas e árvores. O verde deve estar presente em várias áreas do condomínio e também nos apartamentos.
Sacadas diferenciadas com jardim incluso e a presença de vegetação típica da região são outros meios de se aproximar desse universo natural. Além disso, o diretor enfatiza a importância do bairro: observe se ele é arborizado e se a região possui parques e praças. Esses ambientes são oásis de calmaria no meio urbano e ainda atraem pássaros, fazendo com que o espaço se torne completo para um morador ligado ao natural.
2. Sair de casa, conhecer o mundo
Quando o assunto é viajar muito, Angela alerta para a segurança que o condomínio pode oferecer. Como o apartamento ficará vazio em grande parte do tempo, é preciso checar quais são os cuidados tomados com a proteção do seu patrimônio, tanto contra invasão de ladrões ou funcionários do prédio mal-intencionados quanto acidentes como incêndio, por exemplo. Vinicius menciona que as estatísticas de roubos das redondezas também devem ser conferidas, ajudando na escolha de um bairro mais tranquilo e com baixo índice de criminalidade, uma garantia a mais de proteção.
3. Bichinhos de estimação
Tem pessoas que amam cachorros, outras preferem gatos, e há ainda aquelas que gostam de animais exóticos, como cobras. Vinicius lembra que é importante verificar a posição dos regulamentos prediais em relação aos animais de estimação, observar se existem áreas internas destinadas aos pets, e até mesmo se nas proximidades do condomínio existem petshops, veterinários e locais para passeio seguro com o animal.
4. Lazer para a garotada
Quem tem filhos sabe o quanto as áreas dedicadas a eles são essenciais, independentemente da idade. Angela sugere que sejam avaliados quais tipos de atividades estarão disponíveis para atender a faixa etária de seus filhos. Vinicius acredita que condomínios que possuem piscinas, quadras poliesportivas, brinquedoteca, parquinho e salão de jogos conseguem atender a todos.
5. Fuja do caos
Ficar longe de engarrafamentos é uma das principais exigências na busca para encontrar o apartamento perfeito. Para isso, a presidente da Gamaro recomenda que o comprador avalie a distância do local e do trabalho, conferindo suas opções de caminho e os meios alternativos de transporte como metrô, ponto de ônibus e ciclovias. Veja se existem escolas, mercados, farmácias e áreas de lazer próximas ao endereço. Se você gosta de se locomover por bicicleta, não se esqueça de observar se há vagas específicas para esta locomoção alternativa.