4 cozinhas pequenas e lindas
Abertas para a sala ou isoladas, com acabamentos caprichados e armários que aproveitam cada canto
*Matéria publicada em Casa Claudia #617 – Janeiro de 2013
Uma passagem deliciosa para o quintal
Da entrada da sala ao quintal, tudo é integrado no térreo do sobrado de 100 m². “Encaixada no meio dos dois espaços, fca a cozinha, na qual usei os mesmos acabamentos do estar”, conta a arquiteta Gabriela Arruda. Ela é a dona da casa, num charmoso condomínio da Granja Viana, distrito próximo a São Paulo, onde vive com o marido e os cães Cacau e Meg. No projeto, para reforçar a unidade visual entre as áreas, desenhou uma estante aberta de madeira no lugar de armários tradicionais e escolheu um piso contínuo de tacos de cumaru. “Gostamos de receber e nossos amigos podem se espalhar pelos ambientes.”
Cinza e azul criam ar de território masculino
O casal Sheila Tozzi e Adriano Abreu chegou a um acordo sobre como decorar todos os ambientes do apartamento de 100 m², na Vila Madalena, em São Paulo. Ou quase todos. Na cozinha de 9,40 m², quem mandou foi mesmo Adriano, que curte usar o espaço nos fns de semana para preparar suas especialidades. “Desenhei um local com pegada masculina. Daí a escolha de revestimentos na cor grafte, que trazem um ar de galpão industrial”, diz o arquiteto Décio Navarro, autor do projeto. O morador, se quiser, pode até juntar uma plateia para ver seu show: a bancada se alarga na área do fogão para acomodar bem os convidados.
Leve e acolhedora como a sala de estar
Quando conseguiu a autorização do proprietário do apartamento alugado, na Zona Sul carioca, para quebrar as paredes e integrar a cozinha, de 12 m², e um dos quartos ao estar, o empresário Diogo Castelão encomendou às designers de interiores Renata Fragelli e Allison Cerqueira um espaço descolado e colorido. “A ideia era criar algo com jeito de sala, até porque ele não costuma fazer as refeições em casa. O uso menos intenso da cozinha autoriza a escolha de materiais que escapam dos padrões”, diz Allison. Ao unir laca amarela e madeira de demolição, a mistura criada pela dupla chegou ao resultado que o morador queria.
Base branca ilumina o espaço estreito
Acabamentos claros e pontos de cor no mobiliário são a receita de sucesso desta cozinha, de 8,45 m². “Essa combinação mantém o ambiente iluminado e sempre atual”, diz a arquiteta Cristina Bozian. Há dez anos, na reforma do espaço, ela serviu de consultora à amiga Roseli Moita Gonçalves, dona do apartamento de 140 m², em São Paulo. Às sugestões de Cristina, Roseli acrescentou seus itens de desejo: armários sob medida com todas as divisões necessárias para acomodar utensílios, eletrodomésticos e mantimentos. “Ficou um espaço prático e perfeito para mim, que gosto de cozinhar todos os dias”, garante a moradora.
*Matéria publicada em Casa Claudia #617 – Janeiro de 2013