10 casas de campo dos sonhos publicadas em CASA CLAUDIA
Inspire-se com estes projetos de casas de campo que certamente farão você querer arrumar as malas agora mesmo
As casas de campo são o sonho de quem busca um lugar próximo à natureza para fugir da correria dos grandes centros urbanos. Afinal, nada como um local tranquilo que transmita paz e calmaria para relaxar. Seja para um final de semana ou para a vida toda, elas são perfeitas para reunir amigos e familiares em ocasiões especiais, ou simplesmente tirar alguns dias para se desconectar.
Uma casa no campo pode ser um chalé, uma cabana ou um sítio. Mas o que importa mesmo não é a sua classificação, mas sim a atmosfera acolhedora e as ideias de decoração que ela deve ter para se tornar em um refúgio completo. Confira estes 10 projetos publicados em nosso portal que provavelmente farão você querer arrumar as malas agora mesmo:
1. Comunhão com a serra
A relação antiga com a região e as memórias que os moradores colecionam de lá estão espelhadas nesta casa, na cidade mineira de Brasópolis. Alice Martins e Flávio Butti, autores da proposta vencedora do VII Prêmio CASA CLAUDIA, criaram um gazebo envidraçado, que separa a cozinha da suíte. O resultado é uma interação total com a mata e a floresta de araucárias ao redor. No décor, elementos rústicos se unem a peças de design nacional. Confira mais fotos e detalhes do projeto aqui.
2. Memórias no décor
Detalhes do seu dia a dia da família, histórias e lembranças de diferentes gerações foram representadas nos materiais utilizados na construção e também no décor desta casa de campo assinada pela arquiteta Heloisa Losi. O destaque do ambiente fica por conta do acervo de antiguidades, como um antigo aparelho de rádio e um relógio de ponteiro, que foram restaurados para recontar a história da família. Confira mais fotos e detalhes do projeto aqui.
3. Vista panorâmica
Quem senta nos sofás do amplo living desta casa de campo, em Minas Gerais, enxerga o imenso jardim de ambos os lados. “A paisagem envolve o interior, trazendo uma sensação deliciosa de bem-estar”, afirma o arquiteto paulista Roberto Migotto, conhecido pelos sofisticados projetos de decoração, que unem o clássico ao contemporâneo. As esquadrias de 4,50 m de altura, com extensos panos de vidro, garantem farta luminosidade natural durante o dia e dispensam o uso de quadros.
4. Refúgio mágico nas montanhas
O diretor de branding Dipa di Petro se apaixonou tanto pela cidade de Cunha, no interior de São Paulo, que comprou um terreno num pedaço isolado da região, no qual a natureza era a única vizinha. Ele convidou o arquiteto Paulo Fecarotta, do escritório Fecarotta & Millan, para compor um refúgio simples, com dois quartos e um mirante para contemplar a vista. “O melhor programa aqui é sentar no deque e passar horas admirando a paisagem. Fiquei viciado em silêncio”, fala Dipa. Confira mais fotos e detalhes do projeto aqui.
5. Diversão em família
Chegar a esta casa de campo nos fins de semana depois de cumprir uma agenda repleta de compromissos é uma alegria e tanto para o proprietário, um executivo paulista. O condomínio com jeito de fazenda, pertinho de São Paulo, virou lugar de descanso e diversão na companhia de filhos e amigos. “Ele queria ambientes integrados e com espírito de acolhimento”, conta a arquiteta Mara Chap Chap, autora do projeto. Veja mais fotos e detalhes da casa aqui.
6. Estilo rural e bom gosto
A casa de campo da agropecuarista Solange Jacinto, no alto da serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, une a graça do estilo rural brasileiro a um bom gosto impecável. “A oportunidade surgiu quando a casa de campo do meu ex-sogro foi colocada à venda. Comprei e, durante os nove meses de reforma, o relacionamento com o arquiteto Renato Marques, falecido em 2011, foi excelente. Ele tinha raízes no interior paulista e gostava de trabalhar com elementos de nossas origens”, relembra. Confira mais fotos e detalhes do projeto aqui.
7. Décor moderno e aconchegante
Localizada no condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, esta casa se transformou em um refúgio perfeito para uma família no interior de São Paulo. As arquitetas Monica Larsson e Inah Mantovani, do escritório Larsson Mantovani, foram as responsáveis pela decoração de interiores da residência, que ocupa uma área de 1.100 metros quadrados. O casal desejava uma casa ampla e aconchegante, onde fosse possível passar um tempo em família e ainda receber amigos e familiares. Veja mais fotos e detalhes da casa.
8. Escultura a céu aberto
A inspiração veio do terreno: amplo, aberto. Foi ele que ditou a forma desta casa de fim de semana, projetada por Paulo e Bernardo Jacobsen para uma família paulista. Uma lista restrita de materiais (madeira, metal, cimento e vidro) se repete nos acabamentos, todos simples e bem usados. Já a forma é altamente sofisticada – marca registrada do escritório de arquitetura carioca, dividido por pai e filho. Confira todos os detalhes e mais fotos do projeto aqui.
9. Aconchego em Campos do Jordão
Esta casa assinada por Marcio Kogan, do Studio MK27, é um verdadeiro refúgio em Campos do Jordão, na região montanhosa de São Paulo. Devido as baixas temperaturas do local, o projeto buscou criar espaços internos agradáveis até para os dias mais frios. Construída em um volume único, a construção integrou a sala de estar com a cozinha em um ambiente extremamente aconchegante e rico nos detalhes. O uso da madeira como protagonista fez da casa um lugar acolhedor e semelhante a um chalé. Veja mais fotos aqui.
10. Décor monocromático
Com o contraste na paleta de cores, os ambientes desta casa de campo em Claverack, nos Estados Unidos, preservam algumas características originais do projeto original do século 19, como as janelas e portas originais, o piso e as lareiras. Outras foram adaptadas para receber o novo morador, como a criação de um hall de entrada nos fundos e de um lavabo. Na decoração, o preto e o branco prevalecem e compõem ambientes modernos. Confira mais fotos e detalhes da casa aqui.