Tire suas dúvidas sobre concursos
Passar é pura sorte? Desempregados têm desconto na inscrição? Saiba tudo o que ainda é mistério sobre as provas
Passar no concurso é esforço, dedicação e força de vontade
Foto: Dreamstime
1. Quais as chances de um candidato ser chamado em um concurso para cadastro de reserva?
Dependendo da empresa que faz o concurso, as chances são enormes. O Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o BNDES, por exemplo, só fazem concursos para cadastro de reserva… E chamam grande número de aprovados! De qualquer forma, há que avaliar caso a caso para saber se vale a pena participar ou não. Como fazer isso? Simples: informe-se sobre a empresa e quantos foram chamados no seu último concurso.
2. Verdade que quem tem restrições no CPF não é admitido – mesmo que passe no processo seletivo?
Alguns concursos para instituições financeiras costumam fazer tal exigência por meio do edital, mas isso está ficando cada vez mais raro.
3. Qual a melhor maneira de se preparar para os concursos federais?
O primeiro passo é identificar sua área de interesse – se é fiscal, jurídica, policial, etc. Depois, procure o último edital do concurso para conhecer como o conteúdo programático vem sendo cobrado. É fundamental que o candidato resolva as questões de provas anteriores para se familiarizar com a forma usada pela banca para cobrar o conteúdo exigido.
4. Qual é a idade limite para concorrer a vagas em concurso público?
Na faixa dos 18 aos 65 anos.
5. Quais as vantagens de ser funcionária pública?
Ter um emprego que não sofre cortes por oscilações na economia. Mesmo num cargo sem estabilidade*, dificilmente um funcionário público é demitido. Além disso, alguns órgãos/empresas públicas oferecem benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde, creche, gratificações, 14o salário e participação no lucro, que aumentam o salário do funcionário/servidor.
6. Quem está desempregado pode pedir isenção da taxa de inscrição?
É possível, mas a isenção será ou não permitida segundo as regras do edital, que variam de caso para caso.
7. É verdade que existe uma lei que protege os concursados para que até dois anos após a aprovação ainda possam ser efetivados?
Não existe tal lei. O que existe é um entendimento do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) de que o candidato aprovado em concurso público tem direito à nomeação ou admissão, desde que esteja entre as vagas previstas no edital e que não seja cadastro de reserva. O tempo limite é a validade do concurso.
8. Passar em concurso público é sorte?
Não. É esforço, dedicação e força de vontade. Sorte é um dos fatores da aprovação de quem estuda.
9. O que devo estudar sobre atualidades para um concurso público?
Leia jornais e fique atenta às notícias. Os assuntos em alta no momento são: as crises no mundo árabe, como a queda das ditaduras na Tunísia e no Egito, e a crise na Líbia.
10. Como me manter motivada a estudar mesmo sabendo que a caminhada pode ser longa até conseguir a aprovação?
Lembre-se que o esforço é temporário e o cargo é para sempre. Uma estratégia importante é o candidato não focar em um só concurso e, sim em todos os concursos da área escolhida, pois assim ele sempre se manterá motivado.
11. Como ficam os concursos depois dos cortes feitos pelo Governo?
O corte deve atingir somente o poder executivo federal. Não há corte nas esferas estadual e municipal.
12. O tempo que se trabalha como funcionária pública é contabilizado para a aposentadoria?
Sim. O que varia é o tempo de serviço necessário para um funcionário requerer a aposentadoria. Em algumas empresas, como a Petrobras, se o funcionário trabalhar em alguma atividade que tenha periculosidade, ele consegue se aposentar bem mais cedo que o normal.
Ótima novidade para os concurseiros!
Já ouviu falar em sites de compras coletivas? São portais de internet onde, ao se juntar com uma turma para comprar um produto em certa quantidade, você consegue descontos incríveis! Os concursos também estão nessa onda.
Concurseiro Urbano é um site destinado à venda de produtos ligados a concursos: são apostilas, simulados de prova e cursos para quem quer estar atualizado sobre os principais concursos.
Glossário para iniciantes
Para quem é iniciante na vida de concurseiro, vários termos e expressões parecem não fazer sentido algum. Confira o que alguns dos mais usados significam:
Cadastro de reserva: vagas dessa categoria não estão abertas no momento, mas colocam o candidato na espera para que, surgindo vagas, ele seja chamado.
Certame: o mesmo que concurso.
Conteúdo programático: é a relação das matérias e disciplinas que devem ser cobradas na hora da avaliação.
Edital: é o documento que traz as regras, datas e relação de vagas de um concurso.
Vagas PNE: são as vagas destinadas a portadores de necessidades especiais.