Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Ensino a distância: conquiste o tão sonhado diploma de ensino superior

A modalidade de ensino a distância já é aceita pelo mercado de trabalho. A maior dificuldade é ter disciplina para estudar em casa.

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 15 jan 2020, 12h52 - Publicado em 17 out 2013, 21h00

Uma das vantagens dos cursos a distância é serem mais baratos que os presenciais.
Foto: Getty Images

Fazer faculdade a distância é uma ótima alternativa para quem tem problemas como falta de tempo, dificuldade de deslocamento ou grana curta. Mas o sonho do diploma mais acessível pode se tornar um pesadelo se você não levar em conta as dificuldades de fazer um curso inteirinho estudando basicamente em casa. Segundo Luciano Sathler, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância, um em cada cinco estudantes desiste no meio do caminho. Que pena, né?

“Hoje são mais de 1 milhão de pessoas matriculadas nesse tipo de curso, que costuma ser mais barato do que os presenciais. Mas o aluno tem que ser disciplinado, ou pode perder o rumo em três meses”, diz.

O PRECONCEITO ESTÁ MENOR

Continua após a publicidade

Se você tinha dúvidas sobre o peso de um diploma de um curso a distância, fique tranquila. “Já existem empresas que preferem esses profissionais por considerá-los mais autônomos e disciplinados”, diz Sathler. Para Luis Testa, diretor de marketing da Catho, o preconceito no mercado não existe mais. “Hoje a chance de conquistar um emprego é a mesma para candidatos de cursos a distância e presenciais.”

É IMPORTANTE SABER QUE…

– A instituição e o curso devem ser credenciados junto ao Ministério da Educação (dá para checar isso na aba Consulta Avançada)

– O vestibular só é válido se for feito presencialmente.

Continua após a publicidade

– É obrigatório fazer provas, estágio, aulas práticas e as defesas de conclusão de curso presencialmente.

Publicidade