Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Emprego novo a um clique de distância

Saiba como fazer seu currículo se destacar em meio a milhares de outros na internet e o que é necessário para ser vista por recrutadores e ter boas propostas de trabalho.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 09h12 - Publicado em 2 fev 2014, 21h00

Foto: Getty Images

Sabia que a distância entre você e uma vaga no mercado de trabalho pode ser de um clique? “Ter um perfil nas redes sociais profissionais é essencial para quem deseja ficar visível para os recrutadores”, diz Andrea Huggard Cane, diretora de métricas e certificações da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Mas como fazer bonito e fisgar o interesse dos empregadores, saindo na frente de outros milhares de candidatos? Conversamos com especialistas para ajudar você a fazer seu currículo se destacar na multidão virtual. Já está empregada? Esta matéria também é para você, afinal um perfil atraente pode receber propostas interessantes, não é mesmo? Sucesso!

Brilhe nas redes sociais

Crie uma imagem positiva e aumente suas chances de encontrar o tão sonhado emprego.
 
1. Não abuse: as suas postagens nas redes sociais, principalmente no Facebook, revelam muito sobre você. E os recrutadores sabem disso, por isso vão atrás do seu perfil. Que tal, então, ser mais seletiva e controlar nas suas configurações quem pode ver as fotos daquela balada incrível ou as postagens quando você está de mau humor?
 
2. Aumente suas chances: participar ativamente de grupos e fóruns do seu interesse na web pode dar a você mais visibilidade.
Trocar informações, comentar e postar novidades em relação ao mercado de trabalho aumenta as suas possibilidades de ser vista.
 
3. Fuja dos micos: em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, “não é interessante ter o marido ou a mãe publicando como somos maravilhosos”, diz Andrea. Que tal pedir para um ex-chefe?
 
4. Sempre atualizada: deixe seu perfil nas redes sociais com o nome pelo qual é conhecida no mercado, o que facilita que você seja encontrada no mundo virtual.
 

Currículo on-line nota 10!

Seguindo estas dicas, você vai se destacar em meio aos milhares de cadastros. Oba!
 
· Tudo completinho: preencher todos os campos na hora de registrar o seu currículo aumenta suas chances.
 
· Palavra-chave: deixe bem claro o que quer, escrevendo: “assistente administrativa” em vez de só “assistente” ou uma frase inteira
para explicar o que deseja. Os recrutadores são bem práticos.
 
· Deixe a ansiedade de lado: mexa somente se você tiver algo relevantea acrescentar, como um novo curso, por exemplo. Atualizar por atualizar não vai fazer com que seu currículo seja mais visto. “Os sistemas não fazem buscas por data de atualização”, diz Andrea.
 
· Vale repetir: não tropece no português. Revise, revise e revise… E vá com calma ao listar qualidades: “Citar seu conhecimento técnico e sua experiência é mais importante do que utilizar frases como ‘trabalho bem em grupo’”, diz Andrea.
Publicidade