Desmentimos 6 mitos sobre mulheres e dinheiro
Com a ajuda de Angélica Rodrigues, psicóloga e coautora do livro Família, Afeto e Finanças, revelamos as crenças mais comuns que sabotam suas chances de enriquecer. Veja como sair dessa e prepare-se para engordar sua conta!
Poupar é, sim, assunto de mulher!
Foto: Getty Images
Com a ajuda de Angélica Rodrigues, psicóloga e coautora do livro Família, Afeto e Finanças, revelamos as crenças mais comuns que sabotam suas chances de enriquecer. Veja como sair dessa e prepare-se para engordar sua conta!
1. MULHERES NÃO SABEM POUPAR
Nós temos a capacidade da espera a nosso favor. Nosso corpo foi geneticamente programado para aguardar a chegada de um bebê por nove meses!
Como solucionar – Resista aos apelos do mercado (comece desligando a televisão) e tampe os ouvidos ao discurso comum de que é preciso comprar agora. E, além de poupar, você pode fazer o dinheiro render se souber aplicar, sabia? Se estiver difícil, procure ajuda especializada.
2. FALAR SOBRE GRANA É MUITO CHATO
Claro que ninguém com bom senso tocará na questão em um momento romântico, mas aproveitar outras horas para decidir como dividir as despesas, por exemplo, só ajudará no relacionamento e nas finanças.
Como solucionar – Aborde o assunto com respeito, demonstre seus valores e preocupações. A intimidade que poderá surgir dessas conversas tende a tornar o casal mais forte para enfrentar os desafios da vida a dois.
3. RIQUEZA É SÓ PARA HOMENS
Para as mulheres, fica a fama de gastadeiras. Pesquisas mostram, porém, que homens e mulheres torram dinheiro igual, só que com coisas diferentes. Enquanto priorizamos itens pessoais, família e despesas menores, eles escolhem os de valores elevados, como carro, casa e eletrônicos.
Como solucionar – Se você é consumista mesmo, saia sem cartão de crédito. E, quando se deparar com um produto irresistível, deixe para comprá-lo no dia seguinte, intervalo para refletir se realmente vale a pena, ok?
4. UM PRÍNCIPE AINDA VAI ME SUSTENTAR
Como não sonhar com um homem que nos proteja em situações difíceis, depois de ouvir tantos contos de fadas? Isso fica arquivado no nosso inconsciente e, sem perceber, muita mulher se torna passiva, aguardando que o parceiro construa seu patrimônio.
Como solucionar – Aproveite o crescimento do mercado de trabalho e vá à luta. Faça um curso profissionalizante, use suas habilidades para vender algo. Cuidar da própria vida e ter o próprio dindim é libertador!
5. MINHA FAMÍLIA NÃO SABE ADMINISTRAR AS FINANÇAS
Como aprendemos com modelos, crescer em uma família onde avós, pais e tios têm uma relação desastrosa com o dinheiro tende a dificultar nosso sucesso financeiro. Mas não é hereditário!
Como solucionar – Escolha uma história positiva de prosperidade (um livro ou amigo) para ser sua referência e planeje seus passos inspirando-se nela.
6. NÃO SEI LIDAR COM MUITA GRANA
Muita gente tem medo de manejar grandes quantias de dinheiro. E não se dá conta de que esse conflito interno atrasa o desenvolvimento profissional. Para essas pessoas, mesmo que inconscientemente, é mais “seguro” não ganhar mais.
Como solucionar – Se for seu caso, reveja alguns conceitos. Receber um aumento é mérito seu, gata! Pergunte ao gerente da sua conta em que tipo de investimento é melhor aplicar seu dinheiro para fazê-lo render sem preocupações.
FONTE: Angélica Rodrigues, psicóloga e coautora do livro Família, Afeto e Finanças (Ed. Gente, R$ 24,90)