1. Comece pelo seu sono
Dormir até (bem) mais tarde, passar a noite toda vendo suas séries favoritas, balada, bar, festas… Tudo isso é delicioso, porém, não ajuda em nada quando você precisa reacostumar seu corpo a dormir cedo – para também acordar cedo. O ideal é começar a reorganizar os horários de descanso dois dias antes de voltar ao trabalho e à faculdade. Experimente ir deitar uma hora antes do seu horário normal e não fique grudada na TV, nem no celular ou no computador – as luzes atrapalham o sono.
2. Chega de comer mal
“Manteiga é um carboidrato?”
Final de ano é uma alegria só: ceia de Natal, pratos de Ano Novo, frutas, sobremesas, doces, água de coco, milho, sorvetes e mais uma lista infindável de delícias de verão. Elas combinam muito com as suas férias: é o momento que você descansa de tudo, inclusive da alimentação saudável. Abandone aquela ideia de fazer uma dieta super radical para eliminar os excessos – você precisa reeducar o organismo, não dar um choque nele. Crie um diário da suas refeições e vá fazendo trocas mais saudáveis, além de beber bastante água o dia todo. Quando já estiver mais habituada à saladinha e ao suco verde, encare uma dieta para perder os quilos que quiser (e se quiser, claro!).
3. Roupas de trabalho X roupas de férias
Após dias e dias curtindo o verão em alto estilo, usando somente shorts, regatas, biquínis e vestidos fresquinhos, colocar uma calça jeans parece ser o fim dos tempos. A boa notícia é que você não precisa vesti-la se não quiser: dá para usar looks formais que permitem uma ventilação maior, como vestidos envelopes e saias midi. Sandálias e shorts descolados são ótimos para o estilo verão social ;).
4. Treine a sua concentração
De cinco em cinco minutos bate aquela saudade da praia, da piscina, da rede e do Netflix… Sua mente te transporta para qualquer outro lugar que não a mesa cheia de trabalho para fazer, não é mesmo? Bom, não tem saída: o segredo é não apressar a adaptação do corpo novamente à rotina. Escolha uma boa playlist para ajudar a focar, não deixe de se alimentar e beber água e divida as tarefas em partes do dia. Aos poucos a gente chega lá .
5. Inclua os exercícios físicos aos poucos
Se você não faz parte do grupo de pessoas que mantêm a linha fitness mesmo durante as férias – e tudo bem, porque a maior parte de nós não faz -, retomar as atividades físicas pode ser complicado. Dá preguiça, é preciso enfrentar o calor e a academia totalmente lotada de gente correndo atrás do prejuízo antes do Carnaval chegar. Estabeleça uma meta simples, mas eficaz: duas vezes na primeira semana, três na seguinte e assim por diante, até chegar no seu objetivo de frequência final. Ah, uma dica amiga: faça uma avaliação médica antes de começar a se exercitar, principalmente se você estava parada há um tempo.
Leia mais: 16 coisas que você precisa saber antes de se matricular em uma grande academia
6. Não pire com as promessas de Ano Novo
Mais um ano que se inicia e, como de praxe, aquela lista incrível de objetivos para cumprir. E antes de enlouquecer tentando cumpri-las como se fosse a sua última oportunidade, organize o ano mês a mês. Separe o que você quer realizar em datas específicas, simplificando as metas e
7. Não marque tudo na mesma semana
Dá vontade de encontrar os amigos, resolver as pendências da casa, fazer exames médicos, ir ao supermercado e simplificar a sua vida de fato. O problema é que essa expectativa gera ansiedade e ela não ajuda em nada: só faz você se sentir mais frustrada. Então assuma um compromisso por vez, ok?
8. Você não é a única sofrendo
Por mais que pareça difícil acreditar, não se está sozinha nesse mundão de meu deus. Se você olhar em volta vai ver o sofrimento dos amiguinhos em ter de acordar cedo e usar salto alto de novo. Por isso mesmo fique calma: todos estamos tentando entrar no ritmo de novo.
9. Separe um dia para organizar as finanças
Janeiro é um mês de início para tudo, inclusive para as contas: é IPVA, Imposto de Renda sobre o seu salário e o décimo do final do ano, as parcelas das compras de Natal… E organizar a sua vida financeira ajuda também a cumprir suas metas de 2016 e traz a sensação de que nem tudo é um caos. Uhul!
10. Mil tarefas e um sentimento só: desespero
Comece pelas mais fáceis para ganhar motivação. Limpar da caixa de e-mails e criar um cronograma já faz toda diferença! Dividi-las em pedaços simplifica a tarefa, além de permitir que você realize tudo sem esquecer de nenhum detalhe.