PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como tirar visto para os Estados Unidos

Confira as dicas e evite problemas na hora da entrevista e na passagem pela alfândega americana

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 09h55 - Publicado em 24 nov 2011, 21h00
Leo Branco (/)
Continua após publicidade

Como tirar visto para os Estados Unidos

Viajar para os Estados Unidos pode ser descomplicado
Foto: GettyImages

Continua após a publicidade

 

Como tirar passaporte e visto

Para viajar aos Estados Unidos, é preciso ter um passaporte brasileiro emitido pela Polícia Federal (PF). Para tirar o passaporte, acesse o site da Polícia Federal e marque uma entrevista. Leve CPF, RG, título de eleitor, comprovante de votação e o comprovante de pagamento da taxa de emissão do passaporte, impressa no site da PF. O processo demora até dois meses. 

Continua após a publicidade

Depois do passaporte, é preciso obter um visto de turista para os Estados Unidos. O primeiro passo é pagar uma taxa de para marcar uma entrevista no consulado americano. Depois, é preciso preencher o formulário de solicitação do visto no site do consulado e pagar uma taxa do visto. Leve para a entrevista o recibo referente a esse pagamento e uma foto 5×7 ou 5×5 recente e com fundo branco. A entrevista é realizada em português nos consulados de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. É raro, mas o visto pode ser negado nessa hora. “O solicitante precisa mostrar que tem laços sociais e profi ssionais no Brasil”, explica Benjamin Chiang, adido do consulado americano em São Paulo.

Na entrevista
Apresente provas dos seus vínculos no Brasil, como contracheques e declaração do Imposto de Renda. A negativa de visto não vale para sempre. É possível tentar novamente se você tiver mais vínculos a apresentar, como uma mudança de emprego ou a aquisição de bens no Brasil.

Trazer celular e câmera dos EUA está mais fácil

Continua após a publicidade

Desde dezembro de 2010, câmeras fotográficas e celulares comprados no exterior não precisam mais ser declarados na alfândega. A medida só vale para um exemplar de cada modelo importado e é preciso provar que o equipamento foi usado na viagem. 

Outra mudança foi a extinção da Declaração de Saída Temporária de Bens, em que os viajantes relatavam os bens comprados aqui que estavam levando para o exterior. Agora basta mostrar as notas fiscais dos produtos para evitar taxas na alfândega.

Limites de bagagem: o máximo permitido em viagens internacionais são duas malas com até 32 kg cada. Bagagens acima desse limite pagam taxas proporcionais ao peso excedente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.