Como impressionar o chefe
Veja como vender uma boa imagem para o seu chefe em apenas meia hora
Durante a conversa, observe se seu chefe está confortável e interessado no que você diz
Foto: Dreamstime
Competência, trabalho e esforço. Eis as características que, no mundo ideal, seriam fundamentais a quem almeja ascender no emprego. Porém, na vida real, é preciso ceder a outra exigência tão importante quanto as citadas acima para ter novas oportunidades: saber administrar o comportamento para causar uma imagem positiva. Baseado nessa necessidade, o livro 30 minutos… Para Causar Boa Impressão, de Eleri Sampson, (Clio Editora) oferece saídas para ajudá-la a tirar essa missão de letra. Confira!
Os 6 exercícios da boa impressão
A primeira impressão é mesmo a que fica! Então, se está prestes a ter um encontro inédito com um chefe, prepare-se para conquistá-lo. Nos momentos pré-reunião, planeje suas ações para antes, durante e depois do encontro. Dura só meia hora e poderá render frutos para a vida toda!
Identifique sua meta: para focar em seu objetivo, responda a estas três questões: o que espera do encontro? Que impressão precisa causar? Quer ser lembrada como descolada, aplicada ou responsável?
Quem é o público: identifique o perfil de quem irá encontrar e pense no que essa pessoa espera de você. Feita essa triagem, analise se deve se mostrar brincalhona, séria ou com postura de líder.
Vista-se: a roupa diz muito sobre sua personalidade. Então, alie seu visual à impressão que você deseja passar.
Coloque em prática: na hora do bate-papo, puxe pela memória a imagem que planejou mostrar. Então, se necessário, molde o tom de voz para atingir seu objetivo. A medida é importante, pois a forma como falamos (com mais firmeza ou docemente) também oferece ao receptor recursos para formar uma boa opinião sobre nós.
Avalie a reação: durante a conversa, veja como o outro reage ao seu comportamento. Para tanto, observe se ele está confortável e realmente interessado no que você diz.
Perceba os resultados: ao final do encontro, pense em suas atitudes e nas possíveis conquistas por meio delas. Se ainda não alcançou o resultado desejado, reformule suas técnicas e prepare-se para viver outras oportunidades.
Bons conselhos?
“Seja você mesma” e “Aja com naturalidade”. Esses são os conselhos mais comuns dados a quem planeja causar boa impressão. No entanto, para o autor do livro, eles nem sempre funcionam. “Se o estilo natural é ser arrogante ou relaxado, o resultado pode ser negativo”, afirma Eleri Sampson. Ele ensina uma técnica: decida qual papel planeja interpretar – responsável, líder, engraçada… – e execute-o com precisão. O método pode até ser considerado polêmico, mas o autor garante que funciona.