Aprenda a ter controle emocional no trabalho
Apesar de todas as tentativas, você não consegue brilhar na carreira? Conheça o método que ensina a importância de lidar com as emoções
Para lidar com as emoções no ambiente de trabalho, é preciso se conhecer e aceitar seus limites
Foto: Getty Images
Para se dar bem na carreira não basta ter bagagem técnica na sua área. É preciso também se conhecer e saber lidar com as próprias emoções. “As empresas contratam pelo currículo, mas demitem pelo comportamento”, defende a psicoterapeuta Claudia Riecken.
Com o objetivo de ajudar os profissionais a se adequarem ao perfil desejado pelas empresas sem perder o seu jeito de ser, ela criou o Método Quantum. Conheça melhor o assunto:
Como funciona o Método Quantum?
Ele é uma avaliação de comportamento, com base científica, que convida a refletir sobre como as outras pessoas esperam que você se comporte no ambiente de trabalho e como você acha que realmente é. Para responder, você escolhe quantas palavras quiser em um universo de 92. Parece complicado, mas o processo dura menos de 10 minutos.
O que os resultados revelam sobre nós?
Eles ajudam a enxergar nosso potencial, o que a gente tem de melhor, em que áreas seremos mais bem-sucedidas e valorizadas, de que forma nos sentiremos mais naturais – lembrando que autenticidade é parecer consigo mesma e não se diferenciar dos outros.
Existe um jeito certo de ser e se comportar?
Não, mas a sociedade prega isso incentivando a crítica ao diferente. Desde cedo, nós sofremos tentativas de adequação a coisas que nem sabemos o que significam. E passamos a fugir de nós mesmas, deixando de ouvir nossos próprios anseios. Só que ninguém aguenta mais seguir os protocolos. O indivíduo ganhou mais importância do que o grupo – e ele precisa se aceitar. Se não colocamos o foco nas coisas possíveis, terminamos o dia exaustas, sem conseguir fazer nem metade do que foi planejado.
Existe uma idade certa para mudarmos de comportamento?
Não. Para você mudar de atitude basta querer. As crianças aprendem depressa, porque são mais “molinhas”, ou seja, mais flexíveis. A flexibilidade e a disposição da cabeça e do coração, nesse caso, influenciam mais do que a idade.
O Método Quantum mede quatro emoções. Quais?
Predominância, ou seja, o jeito de resolver problemas e enfrentar desafios. Indução, que é a forma de se comunicar e levar os outros para seu ponto de vista. Submissão oum aceitação, a paciência para fazer uma coisa de cada vez, em vez de tudo rápido e ao mesmo tempo. E conformidade, o contraponto entre o detalhista e o estrategista, dono de uma visão mais geral, que delega e esbanja criatividade.
E o que a física quântica tem a ver com o método?
Ela mudou nossa relação com a subjetividade ao provar que o quantum (partícula de energia eletromagnética) não precisa percorrer o caminho inteiro para ir de um ponto a outro. Ele simplesmente desaparece e reaparece no lugar novo. Isso gera ondas de possibilidades. Como o pensamento é energia quântica, por exemplo, as pessoas conseguem se conectar sem sair de suas casas. E essa união gera transformação, melhora a autoestima, faz com que todos cooperem e sejam mais felizes.
Como a leitora pode se desenvolver na carreira?
Ela deve aprender a comunicar suas ideias e administrá-las. Gerenciar ideias é como gerir projetos: exige organização. E ajuda a ser mais autoconfiante. Se comunicar não é bater papo no corredor. Se você quer ser notada pelo chefe e pelos colegas, precisa saber se “vender”. Mostre que suas contribuições podem alavancar o negócio, aja de maneira construtiva. Ser criativa e estar aberta às novidades também contam pontos a seu favor.
Qual é o desafio para a profissional do século 21?
Abrir mão do papel de supermulher. Rir mais, se divertir, ser companheira de si mesma. Viver e deixar os filhos viverem. Os homens, por outro lado, precisam aprender a lidar com essa mulher cheia de qualidades, em vez de se sentirem ameaçados.
Faça o teste no link a seguir: https://www.metodoquantum.com.br/revista-anamaria