Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vai pintar o cabelo? Confira 4 cuidados exigidos na pós-coloração

Depois de pintar os cabelos, é importantíssimo seguir alguns cuidados para garantir o brilho e a durabilidade da nova cor. Conheça quais são eles!

Por Fernanda Morelli
Atualizado em 12 jul 2017, 16h44 - Publicado em 13 ago 2015, 08h57

Usar produtos para fios tingidos, lançar mão dos óleos do momento e fazer uso de xampu antirresíduo são alguns truques que garantem o brilho e a cor dos cabelos recém-coloridos. Abaixo, especialistas contam quais hábitos devem entrar de vez para a sua rotina de cuidados assim que as madeixas foram pintadas.

1. Use produtos específicos para cabelos com tintura

É fato: cabelo tratado e bem-nutrido segura mais a cor. Os itens específicos para quem tem química nas mechas são mais potentes do que os tradicionais. “O mais importante para prolongar a saúde dos fios é investir na hidratação, que pode ser feita semanalmente em casa ou intercalada, pelo menos uma vez por mês, com um procedimento de reconstrução no salão”, indica o cabeleireiro Marcos Proença, de São Paulo. Para as loiras, vale usar uma vez por semana produtos que prometem evitar que as mechas fiquem amareladas. Mas cuidado, pois, em excesso, eles podem deixar o cabelo azulado.

2. A manutenção pede óleo

Ao passar por processos químicos muito agressivos, o cabelo perde grande parte de sua oleosidade natural e, por isso, fica com aspecto ressecado e eriçado. “No cuidado em casa, é preciso recuperar essa oleosidade, fundamental para que os nutrientes cheguem até as pontas”, diz o cabeleireiro Julio Crepaldi. Os produtos com consistência de óleo são a melhor opção. Use leave-ins ou finalizadores hidratantes todos os dias ou opte por máscaras reconstrutoras à base de óleos essenciais uma vez por semana.

3. Xampu antirresíduo pode arrumar a cor

Esse tipo de produto retira dos fios qualquer resquício de cloro e outros agentes químicos que possam interferir na cor. Também tem o poder de suavizar o tom das tinturas – principalmente as mais claras – sem alterá-lo. É, assim, boa pedida naqueles casos em que o loiro se torna esverdeado ou o castanho fica mais escuro do que o esperado. Dica extra: como ele abre a cutícula dos fios, é recomendável utilizá-lo antes de fazer hidratação. Assim, os ativos penetram melhor, potencializando o resultado.

4. Adie a próxima visita ao salão

“Para prolongar a tintura, lave o cabelo o mínimo possível, massageando somente a área da raiz. Prefira água morna à muito quente e evite secador, chapinha e babyliss, que aceleram o desbotamento da tintura”, receita Yuha. A raiz cresceu um pouquinho? Lance mão de produtos que funcionam como uma maquiagem para cabelo. Existem versões em canetinha ou em embalagens com pincel semelhantes à do rímel, que disfarçam pequenas alterações na cor. O tonalizante também pode ser uma solução para disfarçar uma raiz de tom diferente ou fios brancos (apesar de não garantir 100% de cobertura), adiando em algumas semanas a volta ao cabeleireiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.