CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

SOS madeixas

10 atitudes que fazem qualquer cabelo voltar a ficar macio e brilhante

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h31 - Publicado em 28 out 2008, 21h00

Se os fios estão porosos, fique longe de
secadores e chapinhas, pois o calor 
resseca ainda mais os fios
Foto: Dreamstime

Atire a primeira pedra quem não sonha em ter cabelos lindos, impecáveis… Pois é! A história é sempre a mesma, mas em boa parte das vezes não é isso o que acontece. “Muitas vezes o resultado insatisfatório é fruto de cuidados inadequados”, explica Jailson Gaby, professor do Instituto Embelleze, de São Paulo. O negócio, então, é o seguinte: para cuidar dos fios como eles merecem, é preciso saber identificar o problema específico do seu cabelo e tratá-lo. Depois, é só curtir o novo look. Vamos lá…

Continua após a publicidade

Fios porosos e manchados

O cabelo fica poroso quando está sem proteção. Isso pode ser causado por excesso de tintura e exposição a agentes externos, como vento, cloro e poluição.

Por isso…
1.
Fuja dos secadores e chapinhas, já que o calor resseca mais ainda os fios.
2. Prepare-se para corrigir a cor no cabeleireiro. Mas, antes, é preciso hidratar para acabar com a porosidade das fibras. Caso contrário a tintura não pegará direito e o problema continuará.

Continua após a publicidade

Fios volumosos e elétricos

O cabelo fica assim porque falta hidratação. Os agentes externos abrem a cutícula da fibra, e ela perde a oleosidade e hidratação. Dessa forma, os fios ficam mais leves, ouriçados e volumosos.

E agora?
3. Ao pentear, dê preferência aos pentes de madeira ou escovas de cerdas naturais, que combatem a eletrostática — responsável por arrepiar os fios.
4. Para recuperar a hidratação natural, aplique produtos à base de silicone, queratina e proteína.

Continua após a publicidade

Fios pesados e com aspecto sujo

Essa característica é típica de quem tem couro cabeludo oleoso. O excesso de sebo migra para os fios, que ficam pesados e sem balanço. Para piorar, isso facilita o acúmulo de poeira e poluição. Por isso, por mais que o cabelo esteja limpo, a aparência será de engordurado e sujo.

Você deve…
5. Evitar produtos leave-in, principalmente na raiz.
6. Usar diariamente xampu e condicionador específicos para cabelo oleoso, que controlam o problema.

Continua após a publicidade

Cabelos crespos, sem brilho e frisados

Os fios estão sofrendo com a agressão do ambiente, como sol, poluição e produtos químicos. Mas lembre-se: o cabelo liso tem mais brilho do que o crespo, pois a luz incide sobre uma superfície mais homogênea de fios.

A saída é:
7. Seja qual for a causa (tintura, sol, cloro, estresse), usar produtos que contenham vitaminas B5 e C.
8. Fazer banhos de creme e hidratação regularmente.

Continua após a publicidade

Fios duros e com as pontas espigadas

Mais uma vez, é conseqüência das cutículas abertas. Além de o fio perder água, a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas. Para piorar, o cabelo fica mais frágil e absorve com facilidade agentes externos prejudiciais, como cloro, sal, poeira… e fica duro!

Salve-o:
9. Opte por produtos específicos para cabelo ressecado. E, uma vez por semana, mergulhe fundo nas máscaras de tratamento para hidratar profundamente.
10. Depois de lavar, aplique o produto escolhido e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem.

Continua após a publicidade
Publicidade