Os salões de beleza mais descolados do mundo
Que tal exibir por aí um corte de cabelo autenticamente parisiense ou aproveitar uma ida a Los Angeles para copiar as luzes californianas direto da fonte?
Paris
Studio 34
Localizado num prédio residencial perto do burburinho da Saint Honoré, tem clima low profile e só quatro profissionais. A mais famosa entre eles é a proprietária, a hair stylist Delphine Courteille, que sempre é vista em importantes desfiles, assina editoriais de moda e ainda é adorada por nomes como Sofia Coppola. Delphine gosta de cortar os fios a seco e deixa as clientes com looks fáceis, desses que não dependem do uso do secador. O combo corte e finalização com ela custa 230 euros.
delphinecourteille.com.
Christophe Robin
Foram sete anos atendendo uma clientela estrelada em uma suíte no luxuoso hotel Le Meurice até que Christophe Robin — considerado um dos melhores coloristas do mundo — abrisse seu próprio salão. Charmoso, o lugar tem velas cheirosas sempre acesas, espelhos vintage e um lavatório em formato de concha. A linha completa de produtos do hair stylist está disponível por lá e ele faz questão de oferecer uma hidratação grátis a quem quiser experimentá-la. As colorações custam a partir de 350 euros.
christophe-robin.com.
Tóquio
Twiggy
O salão tem profissionais especialistas em técnicas de cortes geométricos, como o reto minimalista adorado pelas mulheres de cabelo liso, com valores a partir de 7 000 ienes (o equivalente a pouco mais de 200 reais), incluindo uma massagem shiatsu e compressas no pescoço com toalhas quentes e aroma de óleos essenciais. Vale procurar a hair stylist Kenichi Momoi, que fala inglês fluentemente, e aproveitar a visita para conferir a seleção de produtos orgânicos disponível para venda.
twiggy.co.jp.
Milão
Area Numero Sei
De tão discreto (ele não tem site e nem divulga os valores cobrados), é fácil passar batido pelo salão de Alessandro Lisi, um dos profissionais mais disputados pelas it-girls italianas. Mas tente não fazer isso. Considerado um gênio das tesouras, autor de uma linha de produtos próprios para cuidado dos fios e conhecido pelas escovas impecáveis que faz, ele prefere mais ter bons minutos de conversa com as clientes para encontrar o corte ideal do que apenas olhar referências.
facebook.com/areanumero.sei.
Los Angeles
Mare
Novidade na cidade, o espaço já recebeu visitas de clientes estreladas como Emma Stone e Rita Ora. O hype tem razão de ser: seus três fundadores (os hair stylists Mara Roszak e Alex Polilo e o colorista Denis de Souza) circulam bem entre as celebs de Hollywood e, ao contrário do que possa parecer, atendem os clientes de um jeito acolhedor, em uma antiga casa de família, e com preços justos — a coloração, por exemplo, custa a partir de 115 dólares.
maresalon.com.
Cie Sparks
Se a ideia é imitar o look solar das californianas, esse salão em Malibu é o lugar certo. Isso porque o fotógrafo e hair stylist Michael Sparks, dono do salão, sabe como ninguém fazer luzes bem naturais, típicas de quem vive na praia, por valores perto de 200 dólares. Ondas bem soltas construídas com o babyliss — que nem de longe parecem ter sido feitas no cabeleireiro — também fazem sucesso por lá, assim como os tratamentos poderosos para melhorar a saúde e a aparência dos cabelos danificados.
ciesparkssalon.com.
Nova York
Sally Hershberger
Quando o assunto é coloração, poucos nomes superam o da israelense Aura Friedman, que atende na unidade do salão que fica em Downtown. Expert em mudanças radicais, ela já deixou Lady Gaga com os fios rosa, criou o ombré copiadíssimo da cantora M.I.A. e convenceu a influencer Emily Weiss a experimentar um look platinado. Se a ideia é investir em uma transformação, reserve 200 dólares durante a viagem e marque um horário com ela.
sallyherhberger.com.
Ludlow Blunt
Endereço para um corte cool à la Tilda Swinton. Frequentado pela atriz, o Ludlow fica em Williamsburg e se parece com uma barbearia dos anos 1920 – e, de fato, é um dos locais mais procurados pelos hipsters para fazer a barba. Mas tem também um time de hair stylists procurado por mulheres em busca de um corte diferente. Dica: se a proposta for radicalizar totalmente e mexer também na cor, marque horário com Rami Freiji. Os cortes custam a partir de 100 dólares.
ludlowblunt.com.
Londres
George Northwood
Quem curte o cabelo messy das londrinas precisa conhecer o salão de George Northwood, preferido da modelo e apresentadora Alexa Chung há pelo menos dez anos. Sua fama, entretanto, vai além do talento para fazer um corte long bob e repicado. Ele é expert ainda em uma técnica de coloração chamada future hair color (a partir de 60 libras), que tinge s fios de um jeito que eles se misturam com a cor natural do cabelo. Assim, os retoques não precisam ser constantes.
georgenorthwood.com.
Windle & Moodie
Fundado há 30 anos, o salão segue sendo um dos mais procurados de Londres e oferece atrativos inusitados como uma sala escura e totalmente silenciosa para lavar o cabelo no maior clima zen. No time, composto por mais de 20 profissionais, o destaque é o hair stylist Paul Windle, um dos sócios do lugar e figura carimbada no mundo fashion (um corte com ele sai a 150 libras). Vale dizer que é Windle que a modelo Cara Delevingne procura quando precisa cuidar das madeixas.
windleandmoodie.com.