Inimigos dos fios
Fique por dentro de todas as estruturas do cabelo para aprender a cuidar dele
Os cabelos se estragam por causa da ação
dos agentes externos como o cloro, o sol,
o vento…
Foto: Dreamstime
O ciclo de vida do cabelo tem três fases: anágena (nascimento e crescimento), que dura uns dois anos, catágena (quando o fio entra em repouso), que leva duas a quatro semanas, e telógena (queda), que pode levar dois ou quatro meses.
Sol
Os raios ultravioleta penetram no fio, atingem o córtex e oxidam a melanina. Resultado: a cor desbota.
SOS: use filtro solar para cabelos antes de tomar sol.
Cloro e sal
O cloro forma bolhas na cutícula. O cabelo fica áspero e sem brilho. Também reage quimicamente com a melanina e altera a cor. Os loiros ficam esverdeados e os castanhos, avermelhados. O sal tira a queratina que une as escamas.
SOS: aplique semanalmente máscaras ricas em vitaminas E (antioxidante) e hidratantes, como óleo de macadâmia. Lave pelo menos 1 vez por mês com xampu anti-resíduos para eliminar as micropartículas de sal e cloro que grudam no fio.
Atrito (vento, pente, toalha…)
Um fio raspa no outro mais de mil vezes por dia apenas quando balançamos a cabeça. Imagine o que o vento não faz na juba! Esse vaivém gera perda da queratina. O fio enfraquece.
SOS: aplique máscaras à base de proteínas para proteger e encorpar o fio.
Química
Tinturas e alisantes prejudicam o fio por inteiro: retiram a proteção das cutículas, reagem com a melanina e rompem com a medula. O cabelo fica poroso e perde elasticidade.
SOS: antes e depois de tingir ou alisar passe uma máscara com óleo de semente de abacate.