BB Cream capilar: entenda qual a função do produto

Ele hidrata a protege contra danos do secador e da chapinha. Conheça essa novidade e saiba como usar.

Depois da febre do produto que garante multibenefícios para a pele do rosto, surge uma versão para o cabelo com diferentes promessas. Descubra mais sobre o BB cream capilar e aprenda como aplicá-lo.

Múltiplas funções

Assim como a versão para o rosto, o BB cream capilar chega com a proposta de atuar em diferentes frentes. Com textura mais fluida que a de um leave-in, o produto se propõe, em geral, a controlar o frizz, dar mais brilho, hidratar, prolongar a cor, fornecer proteção térmica e contra os raios solares ultravioleta. Mas não existe uma regra. Conforme a marca, o BB cream capilar pode oferecer menos ou até mais benefícios – como volume extra, efeito matificante ou aspecto menos amarelado. “A fórmula costuma ser composta de óleos e silicones, que selam a cutícula dos fios, garantindo, no ato, mais luminosidade e maciez”, explica a dermatologista Alessandra Drummond, do Rio de Janeiro. Mas, assim como todo cosmético multiúso, o BB para cabelo proporciona um resultado mais superficial. “Mechas muito danificadas e com necessidades específicas devem ser tratadas com mais atenção. Nesse caso, esse tipo de produto entra apenas como coadjuvante”, pondera o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.

Modo de usar

“É possível aplicar tanto nos fios úmidos quanto nos secos”, ensina o cabeleireiro Paulo Oliveira, do Jacques Janine Campo Belo, em São Paulo. O segredo está na quantidade e na forma de passar. “Espalhe o equivalente a uma moeda de 1 real apenas no comprimento e nas pontas para não deixar o couro cabeludo oleoso”, afirma Rodrigo Cintra. Como acena com múltiplos benefícios, o produto se presta a diferentes usos. Veja os principais a seguir:

Intercale com o condicionador ou a máscara

Fazer isso uma ou duas vezes por semana já é suficiente. “Deixe agir por cerca de três minutos e enxágue”, ensina Cintra. A vantagem é que, apesar de hidratar bastante, deixa o cabelo menos pesado.

Use no lugar do leave-in

A recomendação vale tanto para os fios lisos, com o objetivo de deixá-los mais alinhados, como para os ondulados e cacheados, pois o BB cream promete disciplinar e dar um movimento ainda mais natural aos caracóis.

Aplique a qualquer hora para domar os fios

Em especial, se o cabelo estiver ressecado e for perdendo a forma e o brilho ao longo do dia. Nesse caso, a versão mais indicada é a pump.

Utilize como protetor térmico

“Espalhe em todo o cabelo antes do secador ou da chapinha”, orienta Paulo Oliveira. Aqui, talvez seja necessário um pouco mais do que a medida de uma moeda.

Finalize a escova

O item é ótimo para baixar fiozinhos arrepiados, disfarçar pontas secas e dar aspecto de cabelo bem cuidado. Mas passe longe da raiz.

Por dentro da oferta

É bem possível que você encontre nas prateleiras produtos que também prometem multibenefícios, mas com outros nomes, como CC Cream, 10 em 1 e balm multifuncional. Todos eles integram a mesma categoria de cosméticos multifuncionais para o cabelo. O que muda, basicamente, é a textura: os BB creams, em geral, se caracterizam pela consistência fluida e leve, enquanto os demais multifuncionais podem ser mais espessos e pesados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s