Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

4 truques de especialista para manter os fios lisos no verão

Sol, mar, piscina... Você relaxa, mas seu cabelo pode ficar detonado, principalmente se for alisado. Veja como cuidar dele na estação mais quente do ano

Por Fernanda Cury (colaboradora) Atualizado em 14 jan 2020, 23h05 - Publicado em 10 jan 2015, 11h00

Verão é a temporada de aproveitar a praia, a piscina e o sol, sem preocupações. Porém, quem tem cabelo alisado deve seguir alguns cuidados, tanto para evitar que arrepiem quanto para preservar a saúde deles. Confira as dicas para manter seu cabelo liso e lindo, sem abrir mão da diversão!

Por que detona?

“A exposição à água do mar estraga a estrutura do cabelo, já que o sal acaba desidratando os fios. Para piorar, o sol e o cloro da piscina ressecam ainda mais, deixando-os porosos, opacos, ásperos, sem brilho e sem vida”, conta Marcelo Brito, cabeleireiro do Studio TEZ (SP). No caso do alisado, o estrago é ainda maior, porque ele passou por químicas agressivas e está poroso e frágil.

Antes da viagem

Hidrate semanalmente seu cabelo com produtos à base de silicone, pois esse agente cria uma camada protetora que encapa o fio e evita que a água do mar ou da piscina atinja as células de queratina (que compõem a fibra capilar). Produtos com lipídeos e aminoácidos também são ótimos. Confira o rótulo.

Depois de mergulhar

Enxágue o cabelo com água corrente para remover impurezas como cloro ou sal. Desembarace delicadamente com pente de dentes largos, de preferência de madeira, e reaplique o filtro solar capilar. Os alisados, que perdem a elasticidade por causa dos agentes químicos, quebram fácil e podem ficar com marcas. Prenda só se estiver seco, ok?

Protegida para pegar sol

“Recomendo o uso de um creme sem enxágue com proteção solar e antifrizz antes de mergulhar no mar ou na piscina”, aconselha Brito. E atenção: nunca aplique qualquer produto à base de óleo mineral antes de se expor ao sol, pois os fios irão fritar e ficar feios.

Acerte nos produtos

“Lave o cabelo com xampu de PH baixo (olhe o rótulo e opte por produtos com PH abaixo de 5) e fuja dos de limpeza profunda, que removem os agentes que alisam o fio”, alerta o cabeleireiro. Vale, ainda, investir em um condicionador sem enxágue.

Hidrate bem!

“Existem no mercado produtos que tratam profundamente o fio de forma simples e rápida, com tempo de ação que varia de 30 segundos a 5 minutos, sem usar calor”, explica Brito.

Continua após a publicidade
Publicidade