Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
TV e Afins Fábio Garcia escreve sobre televisão desde 2012, mas consome a telinha desde que se entende por gente. Ama programas ruins que dão a volta e ficam muito bons

Por que alguns talentos demoraram tanto pra chegar na Globo?

Leandro Firmino está em ‘Órfãos da Terra’, mas por que entrou na Globo só agora?

Por Fábio Garcia - Atualizado em 17 jan 2020, 09h55 - Publicado em 6 Maio 2019, 09h02

No campo da teledramaturgia, o tamanho da Globo é quase inimaginável. A emissora domina como poucos tudo a respeito de cultura produzido pelo país, e grandes destaques logo são contratados para o cast global. Lembram de Cristiana Oliveira, contratada a peso de ouro pela Globo após o sucesso dela como protagonista em Pantanal’? Ou então o esforço que ela fez para colocar Wagner Moura em uma novela, após o êxito do ator em outros meios? Infelizmente, nem todo mundo tem essa mesma sorte.

Leandro Firmino é um dos atores mais importantes do Brasil, a ponto de fazer parte do imaginário popular. Sua frase “Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno, porra”, lembrada por muitos do filme ‘Cidade de Deus’,  virou meme muito antes da própria definição de “meme” existir. Mesmo assim, levou quase quinze anos para que a Globo decidisse contratar o ator.

Atualmente, Leandro faz parte do elenco secundário de ‘Órfãos da Terra’, fazendo dupla humorística com Danton Mello. Essa é a primeira vez que o ator participa de um folhetim da Globo, e em entrevistas dadas na época da estreia chegou a dizer que todo ator sonha em estar numa novela. Antes, ele só teve uma chance em ‘Vidas Opostas’ da Record, novela sobre o tema do tráfico em comunidades. Ou seja, essa é a primeira vez que Firmino pode mostrar que não é um ator de um tema só.

Chama a atenção a demora que a Globo teve para contar com Leandro em seu elenco. E não é como se ela tivesse enfrentando uma disputa pelo passe… o rapaz chegou na televisão apenas dois anos após ‘Cidade de Deus’, em uma sitcom produzida pela RedeTV. De lá pra cá, Firmino passou por produções de outros canais, como HBO, e até abriu uma loja virtual de semijoias.

Continua após a publicidade
Ícaro Silva em Verão 90

(Globo/Divulgação)

Infelizmente, Leandro não é o único caso de atores subaproveitados pela Globo. Dois exemplos talentosíssimos são os de Roberta Rodrigues e Ícaro Silva. A primeira é chamada apenas como secundária em núcleos cômicos, embora já tenha demonstrado talento para papéis mais dramáticos. Já o segundo era sempre secundário, até conseguir vencer a primeira temporada do ‘Show dos Famosos’. Porém, a vitória no programa de talento não ajudou tanto, e seus papéis depois também foram sem muita expressividade para a trama. Atualmente, Ícaro está interpretando um cantor em ‘Verão 90’.

Triste ver alguns talentos como esses sendo desperdiçados com papéis aquém de suas capacidades, ou então nem conseguindo um contrato numa emissora que alardeia tanto de ser a casa de muitos talentos no país.

Publicidade